Clarão é visto no céu da Bahia e assusta moradores; astrônomo fala em meteoro

0

Moradores de Salvador e de cidades do Interior da Bahia relataram nas redes sociais, entre a noite da última terça-feira (20) e a manhã desta quarta (21), que viram um clarão no céu. O fenômeno aconteceu por volta das 22h30, durou segundos e deixou as pessoas assustadas.

O astrônomo Fernando Munaretto diz ter visto o fenômeno no bairro do Costa Azul, na capital baiana, e acredita que pode ter sido causado por um meteoro. “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado por uma entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem, o final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado”, relata.

Munaretto afirma que o que ocorreu foi provavelmente um corpo que entrou na atmosfera em velocidade e se queimou no ar. “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão. Eu vi o clarão sobre o mar. Provavelmente é um meteoro. Agora, causado a gente não sabe pelo que. Mas deve ser de um corpo proveniente do espaço”. O astrônomo disse que os moradores não devem temer o fenômeno. “A chance de cair um corpo na terra com proporções catastróficas é pequena“, avalia.

O astrônomo amador Alexsandro Mota, morador de Conceição do Coité, cidade que fica a cerca de 200 Km de Salvador, registrou o clarão com sua câmera. Ele contou que faz parte de um grupo de astrônomos amadores que deixam câmeras apontadas para cima, durante a noite. Na última terça, ele conseguiu captar o fenômeno. “É muito difícil a gente conseguir gravar um fenômeno desses. Foi uma atividade de grande porte“, disse Alexsandro.

Redes sociais

Pelas redes sociais, muitas pessoas relataram ter visto o fenômeno. “Alguém por acaso viu agora, no exato momento, um clarão forte no céu?“, questionou um internauta em uma rede social. “Acabei de ver um meteorito cair, CELOKO, ficou tudo clarão!”, comentou outro. O fato, claro, acabou gerando muitos ‘memes’ nas rede sociais. (fonte: G1-BA/ foto reprodução)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

quatro × três =