No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, só perde para o câncer de pele. Os pacientes que apresentam esse tipo de câncer devem ser submetidos ao tratamento curativo: radioterapia ou cirurgia. No Vale do São Francisco, apenas a técnica clássica e convencional, denominada retro-púbica, era realizada.
Porém, a partir do último dia 26 de novembro, o procedimento minimamente invasivo de prostatectomia radical vídeolaparoscópica está sendo realizado na região, dentro do Hospital HGU Saúde, por Josivam Amorim, cirurgião-geral. A equipe cirúrgica foi composta pelo urologista Guilherme Lima, Mauricéia Vicente, instrumentadora e do anestesiologista Francisco Libório.
“Antes os pacientes tinham que se deslocar até Salvador ou Recife, porque na região não havia equipamentos nem mão-de-obra especializada”, afirmou Amorim. Dois pacientes foram submetidos ao procedimento e tiveram alta dois dias depois. “Esses pacientes, com 15 dias passados da cirurgia, já podem voltar as suas atividades habituais, como dirigir”, comenta o cirurgião.




Querido Josivam,
É com imensa alegria em meu coração, que recebo esta maravilhosa reportagem sobre voçe!
Desejo que a cada instante você desnude mais seu coração e deixe que nele vibre em tom maior: O AMOR.
O amor na sua expressão mais simples.
Que não mede, não faz contas e que tem o poder de lhe erguer acima de todas as montanhas escuras.
Amar é observar a mesma montanha por ângulos diferentes.
bjs e muita luz na sua grande jornada, que o Senhor nosso DEUS, lhe abençõe sempre…
Tia Déa