O Circuito Cine João Gilberto, no Centro de Cultura, em Juazeiro, recebe amanhã (22), às 20h, o filme Macunaíma, que tem direção de Joaquim Pedro de Andrade e traz no elenco atores como Grande Otelo, Paulo José, Dina Sfat, Milton Gonçalves e Jardel Filho. A entrada é gratuita. O filme é tido como uma relíquia da sétima arte no Brasil e tem duração de 108 minutos.
Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de negro (Grande Otelo) virou branco (Paulo José). Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade.
O Circuito Cine João Gilberto há dois anos exibe filmes da Programadora Brasil, realizado pela associação Raízes em parceria com o Centro de Cultura João Gilberto/Fundação Cultural do Estado da Bahia e a Secretária de Cultura, Turismo e Lazer de Juazeiro. Os filmes são exibidos todas as quintas-feiras, às 20h, sempre com entrada gratuita.


