Cia Biruta está finalizando websérie sobre lendas do São Francisco voltada ao público infantil

0
Foto: divulgação

Histórias que permeiam o imaginário de comunidades ribeirinhas do Sertão do Francisco são o mote da websérie “Contando o Rio Opará – Histórias para navegar”, que está sendo produzida pela Cia Biruta de Teatro para o público infantil. O projeto, aprovado pelo Edital de Criação, Fruição e Difusão (LAB PE), da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), está em fase de pós-produção e tem lançamento previsto para a segunda quinzena de fevereiro, no canal da Biruta no Youtube.

Em cinco episódios, a produção levará para a tela histórias e personagens que já fazem parte do imaginário local. “Vamos contar lendas como a do Nego D’água, da Serpente da Ilha do Fogo, Mãe d’água e histórias de pescadores que formam um legado do imaginário e da simbologia de nossa ancestralidade indígena e quilombola. Tudo em um formato de contação de histórias”, revela o diretor da websérie, Antonio Veronaldo.

Cada episódio terá duração de 3 a 5 minutos, e o elenco será formado por atrizes e atores da Cia e do Núcleo Biruta de Teatro, espaço de formação de atores que o grupo mantém desde 2015, no bairro Rio Corrente, periferia de Petrolina. Segundo a atriz e cofundadora da Cia Biruta, Cristiane Crispim, a iniciativa visa aproximar as crianças das histórias do seu lugar e, ao mesmo tempo, valorizar essas histórias. “A proposta da websérie é, além de dar às crianças a oportunidade de conhecer histórias locais, que têm relação com os territórios do Sertão do São Francisco, contribuir para a valorização de saberes e resistências do nosso povo“.

Além do YouTube, a Cia Biruta pode ser acompanhada pelo Instagram e Facebook. É só entrar e conhecer um pouco mais a história da companhia cênica de Petrolina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

1 + 20 =