Cia Biruta de Teatro promoverá mostra pedagógica gratuita neste final de semana

por Carlos Britto // 15 de abril de 2024 às 21:00

Foto: Thierri Oliveira/divulgação

A Praça CEU das Águas, em Petrolina, vai receber neste final de semana – sábado (20) e domingo (21), às 19h – a Mostra Pedagógica da oficina ‘Medusas – Ciclo de Leituras Dramatizadas’ (confiram o serviço e outros detalhes aqui). O projeto da Cia Biruta de Teatro conta com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Fundarpe), por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura Geral 2020-2021) e apoio da Prefeitura de Petrolina.

Durante o evento, que tem entrada gratuita e conta com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), o público vai poder conferir a culminância do projeto, que teve como objetivo diversificar o repertório dramatúrgico dos participantes. Ao longo de três meses os alunos tiveram acesso a textos de dramaturgas do cenário mundial e local, aprenderam técnicas de leitura dramatizada, fundamentos técnicos do teatro, técnicas de expressão e consciência corporal e modulação de energia.

Na Mostra serão lidos textos das autoras Grace Passô, Dione Carlos e Luciana Lyra. Serão dois dias de culminância desse processo formativo, que teve foco total na dramaturgia feminina e feminista. A turma, formada majoritariamente por meninas e mulheres, apresentará ao público a leitura dos textos ‘Black Brecht: e se Brecht fosse negro?’, de Dione Carlos, ‘Mata teu pai’, de Grace Passô, e ‘Josephina’, de Luciana Lyra.

Ao longo dos estudos e dos rituais poéticos provocados pelos oficineiros, a turma se debruçou nas temáticas trazidas pelas autoras estudadas, tendo sido geradas reflexões importantes para o processo de autoconhecimento das participantes. Então, esperamos que a mostra pedagógica possa também provocar o público a conhecer mais sobre a linguagem da leitura dramatizada e, sobretudo, sobre as discussões ali presentes“, pontua a coordenadora do projeto, Camila Rodrigues.

A mostra conta com a participação de cerca de 20 jovens, que irão se dividir com a apresentação de quatro textos, sendo dois no primeiro dia e dois no segundo. (Texto: Eneida Trindade/para o Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Carlos , parabéns pelo texto m homenagem a Rafael Coelho. Como voce, tbm não tinha muita aproximação pessoal com ele,…

  2. Carlos, um texto sucinto, muito verdadeiro escrito com o falar do coração. Parabéns