Os agricultores da região de Petrolina estão finalizando o preparo da terra para o plantio da safra. As chuvas dos últimos dias garantiram umidade suficiente para um bom desenvolvimento das sementes.
A enxada de seu Joaquim abre caminho para o plantio. Ele deve plantar mais de 100 hectares de milho e feijão até o final do ano.
Na zona rural de Petrolina, existem mais de 400 famílias que sobrevivem da agricultura. E faz tempo que não caia um pingo d’água por lá. “Eu pensei que o resto do ano ia ser seco, mas Deus é maravilhoso e a chuva hoje é uma realidade”, comentou emocionado o agricultor Joaquim Bento Amorim.
A natureza parece que resolveu ajudar os agricultores. A quantidade de água que já caiu no sertão de Pernambuco só em dezembro foi três vezes maior comparada ao mesmo período do ano passado. E vem mais por aí.
“Na região oeste de Pernambuco e no norte da Bahia, as chuvas já se iniciaram para a estação chuvosa deste ano e do próximo. Este mês, já estamos com um volume de chuva maior que o dobro esperado”, explicou Mário Miranda, meteorologista da Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf). (foto/reprodução internet)



