Chuvas: Equipes das prefeituras de Petrolina e Juazeiro atuam para minimizar prejuízos

por Carlos Britto // 26 de dezembro de 2021 às 07:00

Foto: Ascom PMP/Seinfra divulgação

Desde o dia de ontem (25), as equipes das prefeituras de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) se mobilizam para minimizar os estragos causados pelas últimas chuvas nas duas cidades. Na cidade pernambucana, a ação conjunta envolveu as secretarias de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBHS) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) – além da Defesa Civil.

Enquanto parte dos trabalhadores atua na limpeza de grelhas e desobstruções de canais, outro grupo segue vistoriando os principais pontos para fazer o levantamento das demandas classificadas como urgentes e de risco, avaliando o que pode ser executado a curto e médio prazo. As ações paliativas terão início assim que o volume da chuva diminuir. As equipes seguirão em estado de alerta nos bairros durante todo o final de semana.

Os principais pontos afetados pela água foram os bairros Dom Avelar, Henrique Leite, Antônio Cassimiro, Jardim Petrópolis, Cacheado, Vale do Grande Rio, São Joaquim, Alto Cheiroso, São Gonçalo, Jatobá. Em todos esses locais, a prefeitura já vinha realizando monitorando e realizando ações preventivas de limpeza com homens e máquinas.

A Seinfra intensificou nesse final de ano a limpeza de canais, em decorrência do período chuvoso previsto para o mês de dezembro. Homens e máquinas fizeram a remoção de lixo e areia dos canais, bem como a desobstrução e drenagem dos mesmos. A ação é uma continuidade dos serviços realizados, regularmente, durante o ano inteiro. Em casos de alagamento, risco de desabamento e outras situações de vulnerabilidade, a Prefeitura de Petrolina orienta a população a acionar os seguintes contatos: Central de Operações da Defesa Civil pelo o 153 ou (87) 9 8106-7310 (WhatsApp).

Juazeiro

Do outro lado da Ponte Presidente Dutra, a Prefeitura de Juazeiro também mantém suas equipes prontidão para atender as ocorrências que surgirem em decorrência da enxurrada, que registrou ontem mais de 50 mm. Por meio da Defesa Civil, a prefeitura trabalha de forma integrada com outras secretarias e órgãos da gestão municipal, em regime de plantão.

Em caso de rajadas de vento, a Defesa Civil orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda de árvores ou pequenas descargas elétricas. O órgão pede também que não estacionem veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda e, ainda, que evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O trabalho preventivo segue em regime de plantão para garantir a segurança da população. Em caso de necessidade, a comunidade pode entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 9 9198-1233 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.