Chuvas causam prejuízos para produtores de frutas do Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2024 às 18:00

Foto: Fernanda Birolo/Embrapa Semiárido

As fortes chuvas recentes vêm causando grande prejuízo aos produtores da região do Vale do São Francisco. Os produtores de uva e manga já contabilizam prejuízos que ultrapassam os R$ 100 milhões com os temporais que vêm caindo na região desde o mês de dezembro do ano passado.

Em Petrolina, um dos municípios de maior produção agrícola do Vale, foram registradas precipitações mais intensas e de maior volume nos meses de janeiro e agora.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em fevereiro as chuvas superaram as médias pluviométricas da região, acumulando 322,2 milímetros, sendo considerado o maior volume já registrado desde 2004.

Em alguns lugares do município, como no projeto de irrigação Senador Nilo Coelho, os produtores chegaram a registrar até 500 milímetros neste mesmo período.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, o excesso de chuva nos pomares, que recebem água controlada através de sistemas de irrigação, já provocou a perda de aproximadamente 40 mil toneladas de frutas em fase de colheita.

Chuvas causam prejuízos para produtores de frutas do Vale do São Francisco

  1. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    Tava demorando. No lucro ficam calados, no prejuizo grita por dinheiro publico para lucro privado.

  2. Severino Alves da Silva Junior disse:

    Prejuízo momentâneo, lucro em curto prazo. O sertanejo que reclama de chuva, mesmo os produtores rurais, não devem reclamar jamais do bem mais precioso da nossa vida, principalmente nesta região desértica. É uma heresia taxar a chuva como vilã no sertão de Pernambuco, mesmo atingindo a questão econômica da produção de frutas, depois vem a bonanza, podem ter certeza.

  3. Lucas verdade secretas disse:

    Excelente comentário

  4. Lucas verdade secretas disse:

    Excelente comentário , faz o L

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Foto historica, de pessoas que contribuiram enormimente para o progresso da nossa regiao.