Chesf e Univasf assinarão acordo de cooperação técnica sobre centro tecnológico

por Carlos Britto // 28 de julho de 2022 às 07:35

Usina Solar Flutuante. (Foto: Chesf/Divulgação)

Buscando incentivar a formação de pesquisadores, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) assinam nesta quarta-feira (27), um acordo de cooperação técnica.

Dessa forma, será possível trocar experiências sobre os projetos desenvolvidos pelo Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). “O Cresp é um grande laboratório a céu aberto, que permite o desenvolvimento de importantes estudos para o setor elétrico. Em crescimento, ele vem demandando mais pesquisadores para que possa permanecer com a evolução tecnológica”, explicou o diretor de Regulação e Comercialização, Roberto Pordeus.

De acordo com o gerente de Inovação (P&D+I) da Chesf, José Bione, serão contabilizados ganhos para toda a região e sociedade. “Essa parceria vai permitir o aprofundamento das pesquisas já realizadas no Centro, – nas áreas de heliotérmica solar, armazenamento de energia, hidrogênio e micro redes – além de ser possível analisar o desempenho desses projetos“, afirmou.

Estudos

Atualmente, o Cresp desenvolve projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para o uso de energia solar. Entre eles, a implantação de uma planta heliotérmica com tecnologia de calha parabólica de 0,8MWe associada a uma planta de hidrogênio verde, visando estabilizar a operação da planta heliotérmica; e a implantação de duas usinas fotovoltaicas flutuantes de 1,5MWp (cada) nos reservatórios das Usinas Hidroelétricas de Sobradinho (BA) e Boa Esperança (PI).

O objetivo desses projetos é estudar um viés de geração de energia elétrica mais eficiente e competitivo através de sistema solar em reservatórios de usinas hidrelétricas, além de proporcionar a redução do impacto ambiental, otimizando os custos e a infraestrutura de transmissão existente. (Fonte: Diário/PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.