Cheia do Velho Chico: SAAE fecha comportas da Barragem do São Geraldo

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2022 às 17:46

Foto: Ascom PMJ/SAAE divulgação

Com a elevação do nível do Rio São Francisco para 3.800 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) a partir deste sábado (22), o SAAE de Juazeiro (BA) já fechou as comportas da Barragem do São Geraldo, como medida preventiva. A ideia é impedir que a água do rio invada a cidade por meio dos riachos.

Esta semana o SAAE instalou três bombas nas comportas da barragem. De acordo com a engenheira de Projetos e Obras, Vanda Rosado, as bombas de elevação, instaladas no dique, no momento em que as comportas foram fechadas, iniciaram o transporte das águas para o outro lado do canal, desaguando no rio.

De acordo com a nota pública enviada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), até o dia 24 de janeiro, a cada dois dias, a Barragem de Sobradinho estará liberando 500 m³/s, totalizando uma vazão de 4 mil m³/s a partir da próxima segunda-feira (24).

Comitê

Ontem (21) membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) visitaram o bairro do Angari, para uma visita técnica e de monitoramento das áreas alagadas pela cheia do Velho Chico. Durante a visita, os representantes do CBHSF colheram registros fotográficos e topográficos, ouviram moradores do Angari e, em seguida, dialogaram com o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Teobaldo Pedro, com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ramiro Cordeiro e com o titular do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), Coronel PM Valter Araújo.

O objetivo da atividade foi conhecer de perto as ações que a Prefeitura de Juazeiro vem desenvolvendo para acolher as famílias ribeirinhas atingidas pela cheia do Rio São Francisco. A equipe do comitê elogiou o trabalho que vem sendo feito nesse sentido, até agora, pela prefeitura.

Cheia do Velho Chico: SAAE fecha comportas da Barragem do São Geraldo

  1. José Faustino de Aragão Sobrinho disse:

    Infelizmente, em muitos casos, o São Francisco reivindicou áreas que eram suas a centenas de anos!

  2. José Faustino de Aragão Sobrinho disse:

    A história se repete!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.