Hoje (16) a Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque reuniu a imprensa para uma coletiva no Hotel do Grande Rio em Petrolina, para o lançamento do programa Chapéu de Palha Mulher, que atende a 6.600 mulheres rurais dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia.
O projeto Chapéu de Palha Mulher – Fruticultura Irrigada, numa articulação com o Programa Chapéu de Palha, tem o objetivo de adotar medidas de combate aos efeitos do desemprego em massa decorrentes de entressafra e atender a população de menor IDH do Estado. São 76 municípios pernambucanos beneficiados com o programa.
No Vale do São Francisco, em sua primeira fase, o Chapéu de Palha Mulher apóia a formação de Rede de Agentes de Políticas Públicas para Mulheres Rurais. “Trabalhamos de forma a contemplar as mulheres na condição de vida que elas têm. Então nós tratamos com as mulheres sobre políticas públicas voltadas para elas. O programa é uma rede de construção de políticas públicas para mulheres para acelerar a formação destas para que assim possam compartilhar de igual modo, com os homens esta nova oportunidade”, destacou Cristina Buarque.
O objetivo de capacitar recreadoras para o programa é que “elas tomam conta dos filhos destas mulheres para que elas assistam às aulas em paz. As mulheres têm este direito e temos que cuidar do entorno dela”, pontuou a Secretária da Mulher de Pernambuco.
Segundo Cristina Buarque na região do Vale do São Francisco o Chapéu de Palha Mulher tem tido boa aceitação. “Na fruticultura irrigada da região vimos uma enorme aceitação das mulheres que estão no programa, das que trabalham e também das Organizações Não Governamentais (ONGs) que colaboram. O programa traz um sentido da importância que as mulheres têm e querem ter no processo produtivo”.
Ainda nesta quarta-feira, desde as 15h está sendo proferida uma palestra proferida pela Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, para 2 mil mulheres rurais no auditório do SESI de Petrolina, um dos principais temas é o I Plano de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais.




Grande mulher, de uma história incrivel, de ações paltadas no ideal da igualdade não só de generos, mas do ser humano como um todo, ta ffez e ta fazendo um grande trabalho a frente da Sec. Da Mulher do Estado de Pernambuco e vem abraçando Petrolina como uma filha….
É um orgulho para nós Petrolineses receber a Pessoa de Cristina Buarque e mais ainda das suas ações, nunca se viu tanto trabalho em nossa região voltado para as mulheres!!
Parabéns!
Quem fala que e
ssa é uma grande mulher é pq não sabe o quanto ela humilha e submete as mulheres de sua própria secretaria à condições humilhantes e precárias de trabalho. Quem fala isso tb não sabe que o chapéu de palha mulher é só uma oportunidade para que ongs mal preparadas, mas clientes da secretaria, possam fazer uma verdadeira
festa com os recursos públicos.