Certificação de produtos orgânicos é tema de encontro em Sobradinho

0
Foto: divulgação

A importância da produção e comercialização de alimentos orgânicos, especialmente frutas e verduras, é tema de uma capacitação sobre certificação orgânica que começou nesta terça-feira (9) na no auditório do Colégio Jorge Khoury, em Sobradinho, norte da Bahia. O evento, voltado para auditores e produtores rurais, é uma promoção da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Sebrae e a Sono Brasil, empresa de exportação de frutas e parceira comercial da Cooperativa.

O Instituto Biodinâmico (IBD), entidade que atua no ramo da certificação no Brasil e em diversos países, está ministrando a formação e apresentando todo um panorama acerca das normas, critérios e legislação relacionada à certificação orgânica. A Zootecnista da entidade, Carolina Manço, destacou o crescimento do mercado de orgânicos que por sinal, movimenta mais 90 bilhões de dólares em todo o mundo.

Carolina também destacou a importância do selo orgânico nas unidades de produção e nas frutas cultivadas pelos produtos que, com selo, alcançam diferentes mercados e consumidores que preferem esse tipo de produto livre de venenos e agrotóxicos.

O presidente da Cooperparaíso, Josivan Santos, afirmou que a capacitação significa um importante passo na qualificação tanto dos produtores como da matéria-prima que será fornecida para a agroindústria. Ele explicou que a Cooperativa gerencia na perspectiva de promover um processo de exportação que atenda as expectativas do mercado e gere mais oportunidades para os mais de 200 produtores familiares que já começaram seus plantios, principalmente de acerola, em diversas áreas rurais de Sobradinho. Com informações de Raimundo Fábio/para o Blog

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome