Cerimônia marca entrega do Bolsa Atleta Municipal em Juazeiro

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2022 às 13:00

Foto: Marcel Cordeiro/PMJ

Uma cerimônia realizada ontem (13) em Juazeiro (BA) marcou a entrega do Bolsa Atleta Municipal aos praticantes de esportes de alto rendimento contemplados pelo programa em 2021. O ato simbólico foi feito pela prefeita Suzana Ramos e pelo secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, e contou com a participação do deputado estadual Roberto Carlos e do vereador Lourival Quirino, apoiadores do esporte no município. Também estiveram presentes o secretário de Fazenda e Finanças, Gilson Dantas; o procurador-geral e o controlador do Município, respectivamente Thiago Cordeiro e André Felipe Carvalho; além do assessor especial, Rivas Espínola.

O Bolsa Atleta Municipal tem por objetivo possibilitar aos competidores da cidade melhores condições para a prática esportiva, contribuir com a permanência no esporte de alto rendimento e incentivar a participação em competições nacionais e internacionais. Em 2021, a prefeitura ampliou de 10 para 15 o número de atletas beneficiados com o auxílio de R$ 1 mil, durante 12 meses.

Sou uma apoiadora do esporte, eu sei o quanto é difícil para cada um desses jovens treinar e disputar competições com poucos recursos. Por isso, toda a equipe da prefeitura, através da Secretaria de Esportes, da Controladoria, da Procuradoria e Secretaria de Finanças, com o apoio do deputado Roberto Carlos e do vereador Lourival Quirino, buscamos de forma legal viabilizar a ampliação da quantidade de atletas atendidos pelo Bolsa Atleta, contribuindo assim na preparação deles para as disputas em cada modalidade e poder representar cada vez mais nossa cidade nas competições, levando o nome de Juazeiro ainda mais longe”, enfatizou Suzana.

Ampliação

Segundo o titular da Seculte, Sérgio Fernandes, a intenção da prefeitura no futuro é ampliar a quantidade de atletas atendidos com o Bolsa Atleta Municipal. “Hoje é um dia muito especial, principalmente para os atletas de alto rendimento aqui da nossa cidade. A gente fica muito feliz, porque a gestão Suzana Ramos conseguiu um grande avanço para o esporte, ampliando o número de atletas beneficiados. São pessoas que realmente tem muita dificuldade e com o valor que vão receber, vão poder competir pelas suas federações, porém levando o nome desse grande projeto municipal que é o Bolsa Atleta. A intenção do governo é conseguir ampliar ainda mais a quantidade de atletas contemplados. Vamos ver o amparo este ano e quem sabe em 2023 o município consiga dar outro avanço e oportunizar o auxílio a mais atletas“, destacou.

Valorização

Os 15 candidatos contemplados no programa, entre atletas e paratletas, são praticantes do judô, atletismo, ciclismo e paraciclismo, todas modalidades olímpicas, paralímpicas, pan-americanas e parapan-americanas. Para ter direito ao auxílio, os atletas concorreram a um edital e foram selecionados de acordo com o ranking de desempenho nas modalidades disputadas por eles.

Para a judoca faixa preta Alana Moura, 1º lugar no ranking estadual e 14º lugar no nacional pela categoria meio-médio menos de 63 quilos, o Bolsa Atleta é motivo de valorização do esporte da cidade. “Existem muitos atletas não só de judô, mas também de outras modalidades que às vezes acabam ficando pelo caminho por conta da falta de apoio e de patrocínio, porque ser atleta existe um custo que muitas vezes é alto e foge um pouco do orçamento das famílias. Então, com o Bolsa Atleta é muito gratificante saber que o esporte está sendo mais prestigiado e está tendo uma atenção a mais aqui em Juazeiro, dando mais oportunidade para o judô e outras modalidades crescerem e o esporte ganhar força cada dia mais“, disse Alana Moura.

A afirmação de Alana encontra ressonância nas palavras do maratonista Edson Amaro Arruda, um dos principais nomes do esporte juazeirense. “Cada atleta que foi contemplado pelo programa quando vai disputar uma competição sai com a vontade de dar o melhor de si, trazer o melhor resultado para nosso município, para nossa região, para nossos bairros periféricos. O esporte é um mecanismo de transformação e de cidadania. Eu me sinto honrado, agradecido por tudo e fico muito feliz em saber que a gente está sendo valorizado”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *