Centro de controle inteligente para monitoramento do trânsito é inaugurado em Petrolina

3
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Petrolina começa a entrar na rota da inovação. O prefeito Miguel Coelho e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, entregaram nesta quinta-feira (10) o primeiro Centro de Comando de Controle e Operações (CCO) do Nordeste. A estrutura é uma moderna e pioneira central para monitoramento de trânsito e suporte à segurança pública em Petrolina. A iniciativa integra uma série de ações com a ABDI para certificar o município sertanejo como ‘Cidade Inteligente’.

O CCO é formado por diversas telas com resolução 4K, inteligência artificial embarcada em softwares e computadores que acompanham o trânsito de veículos, circulação de pessoas e gestão de luminárias inteligentes em pontos estratégicos da área central de Petrolina. As câmeras, além de fornecerem dados sobre o tráfego, fazem reconhecimento facial e de placas dos veículos, auxiliando na identificação, por exemplo, de carros roubados e alerta para ocorrências policiais. O serviço atuará integrado com forças de segurança municipal, estadual e federal.

O CCO, contudo, é apenas uma etapa do processo de instalação de tecnologias para a gestão de Petrolina. A parceria com a ABDI ainda contempla a criação de uma área de livre regulação para empresas de inovação. Chamada de Sandbox, a zona especial pretende criar um ambiente propício para geração e testes de tecnologias e soluções para os problemas do dia a dia de grandes cidades, na saúde, educação, segurança, mobilidade entre outros setores. Essas experiências já estão em aplicação em alguns municípios no Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Norte pela ABDI, sendo Petrolina a primeira localidade do Sertão a iniciar o processo de modernização.

Na entrega do CCO, o prefeito Miguel Coelho agradeceu pela confiança do Governo Federal em transformar Petrolina numa capital da inovação no semiárido nordestino. “Esta é apenas uma ponta de um grande projeto. Queremos transformar Petrolina num grande parque tecnológico para que empresas de inovação possam testar soluções e, com isso, melhorar a vida da sociedade. A gente agradece a ABDI, o Governo Federal por acreditar de que Petrolina tem potencial de ser o primeiro lugar do interior do Nordeste a adotar um conjunto de sistemas para ser uma cidade inteligente“, ressaltou.

3 COMENTÁRIOS

    • Vai ficar só para plateia mesmo, pois o que adianta fazer isso tudo e não da suporte pra quem vai trabalhar no local. As secretaria que vão trabalhar lá precisam de computadores de alta resolução e vão comprar com que, se não tem recurso nem ajuda do prefeito. Ele só que sai bunitinho na foto.

  1. Vai ficar só para plateia mesmo, pois o que adianta fazer isso tudo e não da suporte pra quem vai trabalhar no local. As secretaria que vão trabalhar lá precisam de computadores de alta resolução e vão comprar com que, se não tem recurso nem ajuda do prefeito. Ele só que sai bunitinho na foto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

dezessete − treze =