Cemafauna Caatinga iniciará na próxima semana segunda turma do curso de Manejo de Serpentes

0
Foto/divulgação

A segunda turma do curso de Manejo de Serpentes, promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna (Cemafauna) da Caatinga, em Petrolina, já tem data definida para começar: dias 28 e 29 de junho. As 20 vagas oferecidas já foram todas preenchidas.

No entanto, o Cemafauna orienta, para quem tem interesse em participar de uma lista de espera de chamada para a terceira turma do curso, que poderá ocorrer em setembro deste ano, a entrar em contato pelo e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br, para que o candidato envie seu e-mail informando nome completo e telefone para contato.

De acordo com informações do Instituto Butantã, no Brasil há 392 espécies, de um total de 2.930 espécies de cobras ou serpentes que existem no mundo. Destas, 36 são peçonhentas, divididas em duas famílias: Viperidae e Elapidae. Na caatinga são 52 espécies, sendo dessas apenas três peçonhentas (coral-verdadeira, cascavel e jararaca).

Lei

De acordo com a Lei nº 9.605/98, “é crime ambiental matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização ou licença, ou ainda advindos de criadouros não legalizados, podendo render multa de R$ 500 a R$ 5 mil por indivíduo, se a espécie estiver em risco de extinção”. A entrega voluntária de animais silvestres como está previsto no Artigo 24, parágrafo 5, do Decreto nº 6514/08 do Governo Federal, não acarreta notificações e multas ao infrator, e o processo é encerrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome