Cem dias, o que mudou?

por Carlos Britto // 13 de abril de 2009 às 09:30

Chegamos aos cem dias dos novos administradores municipais.

Em Petrolina e Juazeiro os dois novos prefeitos foram eleitos amparados em novas propostas e em diferentes caminhos.

Falou-se em novos conceitos administrativos, gestão qualificada, administração sem vícios, paradigmas quebrados e equipes qualificadas, preparadas e profissionais. Não haveria lugar para arrumadinhos, para os amigos e investidores, licitações viciadas, improvisos e retrocessos de nenhuma ordem.

Isso mudou ou continua igual?

Afora o ufanismo dos apaixonados e dos comissionados chega à hora da reflexão de como têm se portado as administrações. Coloco não como uma oportunidade de críticas veladas, politiqueiras, preconceituosas, mesquinhas e travestidas de qualquer ranço político, mas como oportunidade de avaliação de cada um de nós aqui nesse espaço.

É claro que os novos prefeitos receberam uma prefeitura com débitos e quem no Brasil não recebeu? E não vale dizer que o problema é maior do que se pensava, que os recursos são escassos, que falta médico, remédio, emprego, sala de aula decente, recursos para obras e merenda na escola.

Isso não é um problema que a comunidade tem que resolver e sim o seu prefeito. É ele quem tem que se virar, que criar alternativas, que buscar as soluções e fazendo isso não estará fazendo favor nenhum. É sua obrigação como empregado do povo, cargo para o qual se candidatou, investiu e venceu a eleição.

A prefeitura não é um presente pessoal. É uma oportunidade para que o político da campanha vire administrador e se transforme num executivo com a qualidade que sua comunidade merece e precisa.

Na verdade penso mesmo que político em geral gosta mesmo é da campanha. O clima que se coloca ali é mesmo contagiante e sedutor. Ao contrário do exercício do poder que vem com ônus pesadíssimos, responsabilidades e cobranças monumentais e essa parte é terrível.

Mas apesar da boa vontade dos prefeitos de Petrolina e Juazeiro, do pouco tempo de governo e do tempo que temos que dar ainda para que arrumem a casa não podemos negar a falta de ritmo e afinação.

Se os prefeitos das duas cidades merecem ainda todo o nosso crédito e confiança, é preciso que afinem suas equipes e imprimam os seus ritmos. É hora de cortar a vaidade de certos deslumbrados da equipe e fazer com que percebam que a comunidade que lhes confiou o voto espera que a equipe tenha o propósito de servir e não de se servir.

É tempo de saber que o oba-oba da campanha acabou. Que o pão e o circo têm que dar lugar ao trabalho, as realizações, aos projetos modernos, criativos e que foquem o bem comum da comunidade.
Já cobrei aqui postura e precedência, quando vi e ouvi que prefeito tem que andar igual ao povo (mangas de camisa). Não sabem que melhor que andar em campanha 24 horas por dia o importante era entender o tamanho da responsabilidade, estar à altura do cargo, da importância da nossa cidade e não de lugarejos atrasados.

Protocolo, precedência e cerimonial são regras oficiais, uma obrigação, e não uma decisão de meros desinformados que adoram agradar ao chefe ou de chefes que se achem acima de regras, etiquetas e decoro.

Passaram-se cem dias e o velho discurso de culpar o passado pela letargia do presente não cabe mais. Petrolina e Juazeiro não podem ser governados pelo retrovisor, pois o futuro é agora e as cidades têm pressa!

Se avanços aconteceram, não vimos. Apenas testemunhamos ações corriqueiras e passos tímidos mesmo para apenas cem dias. A imprensa tem respeitado esse tempo, mas a comunidade começa a dar evidentes sinais de insatisfação e cansaço.

São ainda cem dias. Ratifico a esperança e apoio nos novos projetos e na vontade das novas administrações em fazer o melhor. Petrolina e Juazeiro confiam nesse desejo e a comunidade anseia por isso.

Essa confiança, esse desejo, essa vontade de acertar é a esperança que arde em calor para toda nossa gente.

Cem dias, o que mudou?

  1. Mãe Diná disse:

    Quando se refere a avaliação do goverdo de Júlio Lóssio todos os petrolinenses são iguais a mim. Advinham tudo! Sabem tudo! Estou comedo de ficar desempregada! Será que há uma secretaria pra mim? Pense nisso Dr. Júlio. O que o povo está falando eu já sabia, e como sabia.

  2. Feeling disse:

    Tah então vou começar…
    Pouco posso falar de Petrolina já que não moro lá e não conheço a sua administração, mas pelo que foi mostrado por blogueiros aqui apenas repasso o que foi dito por eles: Lóssio não atendeu as expectativas da população, eu sinceramente torcia por Gonzaga mas como já disse não conheço a politica da cidade. Muitos falam que ele deixou a cidade abandonada isso se repercute na enquete onde + de 70% o julgam ruim ou péssimo. Contudo ainda é muito cedo para se avaliar uma gestão em duas grandes cidades onde o espaço amostral é muito amplo.

    Em Juazeiro uma resposta me veio desde Outubro, acreditei no PC do B desde o inicio das eleições, para mim o partido é a prova de que o Comunismo pode dar certo sim, tou até pensando em me filiar. O único problema de Isaac foi prometer muitas coisas criando uma expectativa enorme nos juazeirenses que tem muita pressa de retomar as rédias, acho que um pouco de calma e bom senso seriam cruciais nessas horas, vejamos; novas obras estão sendo feitas na cidade, o famoso “metro” vai com certeza melhorar o desespero e aliviar a população nas epocas de chuvas e alagamentos, a falta de água que assola o município não será mais um problema para Juazeiro.O parque a ser construido com certeza vai ser um grande avanço urbanistico na cidade melhorando o municipio em vários aspectos. Na minha opinião considero muito para 100 dias, o que não fizeram em 20 anos. Boa Sorte aos novos tempos que surgem na cidade do Vale de São Francisco!

    Acho também que Juazeiro teve sorte e muita sorte, o PC do B só tem 03 prefeituras em cidades grandes (Aracaju, Olinda e Juazeiro) Isso atraí as atenções do partido para essas cidades porque os mesmos querem o crescimento do Comunismo então geram desenvolvimento e ainda estão aliados com o governo… é muita sorte! Esse é o meu ponto de vista.

  3. ATENTO disse:

    Das seis maiores cidades de PE, uma, o prefeito foi reeleito (Paulista), em duas (Recife e Olinda) os prefeitos receberam as prefeituras de correligionários; em três, os atuais gestores receberam de adversários: Petrolina, Jaboatão e Caruaru. Dessas três, somente Petrolina não tem um balanço positivo dos primeiros cem dias. Elias, em Jaboatão, apesar de ter recebido uma prefeitura em frangalhos, como disse, já mostrou serviço à população; José Queiroz, Caruaru, da mesma forma, apesar de ter recebido, também, uma prefeitura deficitária. E Petrolina???? nada, só decepção. Então, não me venham com xurumelas, quem não tem competência, não se estabelece.

  4. Mãe Diná disse:

    Carlos Brito você parece que é meu clone, está advinhando tudo….

  5. IMPACIENTE disse:

    Em 100 dias não dá para mudar muito. O que se poderia mudar era o ânimo das pessoas, aquela energia que sentimos em início de namoro, quando até os erros do outro são motivos de gracejos admirados e apaixonados.
    Em 100 dias embora não dê para mudar muito, existem algumas coisas que acontecem rapidamente, que nos dão a impressão de agilidade e competência por parte de quem assume o governo: são limpezas de bueiros, canteiros, pinturas de meio-fios, zelo com a iluminação pública, troca de lâmpadas queimadas, dando “banho de luz” na cidade, reparos de algun buracos mais profundos, como aquela “cacimba” que há na Rua da Estação em Piranga, sentido Rodoviária, logo depois da Farmácia, que tem obrigado os motoristas a saírem da pista e invadirem o canteiro central.
    Em 100 dias embora não dê para mudar quase nada, existem alguns setores que funcionam como, por exemplo, a coleta de lixo, a apreensão de animais de grande porte, criados à deriva, em vias de movimento como a Rodovia Lomanto Junior e Rua da Estação, em Piranga.
    Como explicar o caos que se instalou no abastecimento de água da cidade??? Débitos de prefeitos anteriores???? É o primeiro caso que observo de um prefeito que assume o município e não tem crédito para negociar c/ os credores (mas essa história do débito não cola mais)…
    Como explicar que o premiado secretário de educação inicie as aulas sem merenda nas escolas??? Porque não adiou o início como fez o Governo do Estado???
    Como explicar os mais de 2 meses sem remédios nos postos para depois efetuar uma compra SEM LICITAÇÃO???? Se era para ser sem licitação poderia ter sido em 2/1/2009…
    Como explicar a falta de médicos nos postos após 100 dias de governo??? Porque não se utilizar do recurso declaração de calamidade pública, quando a dengue assola nosso Estado e fazer a contratação de médicos e enfermeiros sem necessidade de concurso, com contratos temporários????
    Como pode um prefeito admitir que um procurador despreparado faça declarações que podem comprometer membros de seu Partido que compuseram administrações anteriores e compõem a atual administração?
    Foram os seus 100 dias, prefeito Isaac. Foi-se aquele período em para tudo há a desculpa da herança maldita. Espero que a partir de agora Vossa Excelência possa de uma vez por todas esquecer o passado e tentar administrar nossa cidade para o futuro!
    Durante a campanha, o senhor disse que conhecida todos os problemas de Juazeiro. Administre-os agora!!!!!!!! É sua responsabilidade! Ser prefeito é muito mais do que o status e o prestígio, ser prefeito é a responsabilidade e a gestão.
    Ser prefeito é muito mais do que camarote VIP no carnaval, é enfiar o pé na lama, nos bairros mais carentes!
    Ser Prefeito é estar sempre vigilante e saber que se é Prefeito de todos os juazeirenses e não de uma minoria que o elegeu. Sim, o senhor é o prefeito de Juazeiro que menos percentual de eleitores acreditaram. Esse é o seu desafio: satisfazer aos 38,21% dos eleitores que acreditaram em sua proposta de mudança e conquistar a simpatia dos outros 61,79% de eleitores que duvidaram de tantas promessas.

  6. Mãe Diná disse:

    Feeling, acho que seu ponto de vista está correto. Esta observação das 3 grandes cidades é muito interessante, inclusive todas no Nordeste. parabéns!!!!

  7. Mãe Diná disse:

    Atento, você está muito ATENTO na política pernambucana, Parabéns pra você também!!!

  8. Mãe Diná disse:

    E a CAMA de vereadores como está nestes 100 dias?
    Perdão, Cama não! Câmara.
    Cama, Câmara parece que é tudo igual….
    Eles estão iguais a Júlio Lóssio….
    Dormindo… ahf!…. Dormindo….
    Parece até que elegemos uma família de gatos….
    Só dormem…!!!

  9. Mãe Diná disse:

    Impaciente, ótimo comentário! Me lembrou bem!!!! As lâmpadas da BR 407 que fica próximo a feira da Cohab parece que só funcionam a prestação. Um dia acende o início, no outro o meio e no outro talvez o final da avenida. A minha conta de energia não vem com a taxa de iluminação parcelada não. Por tanto, caro colega, o prefeito daqui nem o básico como você falou, tá fazendo. Estamos de olho. Eu e as tantas mães Diná’s que ja´tem nesta cidade!!!

  10. epaminondas disse:

    julio deve estar muito mal acessorado.
    a peça publicitaria da campanha foi um show.levantou o astral da cidade!a musiquinha entao…
    agora ,que tem que botar a mao na massa…nao tem marqueteiro que de jeito…
    vai ser uma pena…mas petrolina tera um prefeito que fara ,pois ja faz,uma administraçao pior que a segunda de guilherme.
    voces se alembram?…

  11. PETROLINA NÃO PODE ESPERAR disse:

    Não sei do que nós estamos reclamando! Por se não vejamos o que foi feito nestes 100 DIAS
    – 100 começar nenhuma obra;
    – 100 tapar os buracos;
    – 100 pagar os débitos deixados pelo o outro;
    -100 nada na educação;
    – 100 nenhuns secretários dizendo pra que veio;
    – 100 resolver o problema do moto taxi;
    – 100 rumo;
    – 100 direção.
    E pior e 100 prefeito. Estamos querendo mais alguns 100. Quem tiver mais 100 que nomeiem todos, aqui no BLOG.

  12. Mãe Diná disse:

    Epinondas e PETROLINA NÃO PODE ESPERAR
    a verdade é que não se governa com Marketing. Portanto,
    100 Marqueteito para fazer da linda música, do lindo guia, uma boa administração….

  13. Mãe Diná disse:

    Vejam quanta UTOPIA:
    1989 a 1992: Guilherme – Sangue Novo;
    1997 a 2000: Guilherme – Vai fazer Mais e Melhor; (FBC foi o prefeito anterior e fez de Petrolina um grande canteiro de obras – período do centenário).
    2009 a 2012: Júlio – A Nova Petrolina. (Para mim Petrolina nunca foi velha, mas disseram que viria uma nova…. Parece até com o 1º mandato de Guilherme “Sangue Novo” – Novo e Nova, muda apenas o genêro [ o / a ], mas a administração parece a mesma…. Espero que depois desta gestão não venham se candidatar de novo dizendo que o trabalho vai continuar como fez o importado e candidato Henrique Cruz primo de Guilherme lá de Recife que nunca mais pisou por aqui como também vim com esse papo de Vai Fazer Mais e Melhor….. Se liguem…. O tempo passa, mas, as lembranças ficam!

  14. Mãe Diná disse:

    Quanto a importação de pessoas isso já aconteceu nesta gestão. Vejam quantos secretários desconhecidos. Realmente, para eles Petrolina é Nova.

  15. M. Sérgio disse:

    Acoooorda Petrolina!
    Embora não tenha nascido aqui, tenho essa Cidade como minha casa e constituir uma familia, é pena que nossa Cidade esteja passando por essa faze de total abadono e descaso, essa atual administração e totalmente é ridicula, Prefeito despreparado pra assumir a desafios e proplemas, secretáriado sem o mínimo de preparo e experiênçia. A nossa Cidade está um caos Ruas esburacadas, hospitais sem médicos, uma bagunça essa questão dos mototaxista, acho e tenho certeza que Petrolina merece um pouco mais de respeito, pra quem ganhou uma campanha com o eslogam de cuidar das pessoas, esse tipo de cuidado pode ficar pra o Sr. e sua corja, o ano que vem teremos outra eleição e o Prefeito vai precisar voutar ás casas das passoas que ele abraçou, sorriu, comeu e bebeu,será que ele vai ser tão bem recebido como da primeira vez. Política é assima de tudo um sarcedócio, Petrolina não aquenta mais tanto descasos, arrumadinhos, obras sonrizal, mal uso do dinheiro público, essa Cidade já vem das mãos de dois priminhos que só souberam desfazer dos grandes feitos dos seus tio e pai ( OC), e agora aprarece esse Cearense Médicos e seus amigos estribados e compraram uns e outros se inludirão e se hoje essas mesmas pessoas pudecem voltar átrás com certeza NÂO voltaria nesse atual Prefeito. bote sua cabeça travesseiro e pense nas pessoas que estão desempregadas graças ao Sr. e suas atitudes, mais d,uque um Prefeito o Sr. foi eleito pra melhorar a qualidade de vida da nossa gente e tudo que vem acotecendo e totalmente ao contrário. Petrolina é composta de Júlios,Pedros,Antonios,Carmens e Silva, pessoas que querem fazer dessa Cidade um porto seguro e lugar que possamos nos orgulhar de viver, tente nos dar esse direito!

  16. zebrocoio disse:

    ligue nao dr julio . Sabemos como recebeu esta prefeitura.É inveja da oposiçao. Continue seu trabalho serio.

  17. gringo disse:

    Ô zebrocoio se liga, vc parece que não anda na cidade, não tem essa não de como recebeu não, ou vc trabalha ou Petrolina vai da o troco para quem cuida de nossa cidade………..

  18. J. Paulo disse:

    UMA CERTEZA TODOS TEM:

    TODOS OS SEUS AMIGOS E FINANCIADORES JÁ ESTÃO PLENAMENTE ARRUMADOS OU A CAMINHO DISSO;

    1 – VENANCIO E IMOB. ROCHA – CONTRATO DO LIXO;
    2 – JESUS SANGALO – VAI FAZER O SÃO JOÃO;
    3 – GUILHERME COELHO – COLOCOU VENANCIO/ROCHA NO CONTRATO DO LIXO E CONTA COM O APOIO PARA DEPUTADO FEDERAL;
    4 – TOLENTINO – SECRETARIO (DE QUE MESMO);
    5 – POSTO PAIZÃO – SECRETARIO (TAMBEM DE QUE);
    6 – PATRICIO – SECRETARIO(PELO MESMO ALIVIOU A FOLHA DO INST. OLHOS);

    ISSO É SÓ UMA AMOSTRA, MAS A VERDADE TODOS OS AMIGOS E FINANCIADORES ESTÃO MUITO BEM, COM EXCEÇÃO DA CAMARGO CORREA.

  19. jose roberto silva disse:

    para os 100 conciência, o atual prefeito de petrolina esta administrando um municipio que mais cresce no interior do nordeste, mas o FPM não cresceu. Para os 100 informação, o municipio não tem como fazer mais finaciamento, devido os ja existentes para execução de obras com por exeplo, hospital de traumas, saneamento básico de varios bairros,reasfaltamentos de varias avenidas do centro de petroplina isto é só para refrescar um pouquinho a memória

    um abraço aos 100 paciência!

  20. MALAKIA NOBRE disse:

    Criticar é a coisa mais facil que se pode fazer.
    Gente pelo amor de Deus, temos que torcer por Petrolina e não por questão partidaria.
    Aos que criticam a administração de Dr. Julio Lossio, aqui deixo a minha pergunta. VOCES JA NASCERAM CAMINHANDO ? Se não, vamos dar as mãos, levantemos juntos , vamos torcer juntos, acabem que esses comentários sem nenhuma reflexão. Acreditem nos que aí estão, vamos ter mentes positivas e tudo vai dar certo.
    Que DEUS o salvador do mundo, ilumine,guarde e proteja Dr. Julio, Domingos Savio e toda a esquipe.
    Um grande abraço.

  21. Na Tampa disse:

    O pior não está nos cem dias passados. Até agora a situação não melhorou em nada. Triste mesmo é o que tá pra vir. Não há um plano confiável de administração; está claríssima a incompetência da equipe do prefeito, que em via de regra é a cara do chefe; não dispõe de apoio político à nivel estadual e tão pouco à nível federal. O prefeito está peiado por um sentimento que o entorna, jogando a culpa no passado. Não há uma disposição para negociar apoio com quem tem pra dar. Enquanto isto a nossa gente caminha para momentos de mais limitações. Entramos em uma transição perigosa de recuo. O crescimento da cidade é inevitável porque já vem no embalo e ninguém consegue deter esta tendência. Os problemas e limitações estarão acelerados e as soluções recuadas. Os choques sociais serão mais fortes. O tempo ficará mais negro. Não há como esperar por outra eleição para prefeito. Talvez, pela primeira vez numa cidade importante como a nossa, o povo tenha que destituir o seu prefeito e o vice. Que Deus nos salve desta situação e ilumine o nosso prefeito e vereadores a se despirem de vaidade e procurarem soluções objetivas. A situação ficará insustentável e estes administradores estão substimando tudo.

  22. Arrependido pelo voto disse:

    Olha existe um Cursinho chamadp “aprenda a ser Prefeito em 1 dia”. Intensivão. Petrolina é a cidade mais suja e esburacaba de Pernambuco. É demais.

  23. Igor Costa disse:

    Muito me admira ver que o blogueiro tem um certo lado político fazendo-se do faz de conta ao achar que a mão direita também lava a esquerda.

    Quando é para criticar ou deixar ofensas de baixo calão ou polidas a quem ele sabe o que estou me referindo, as mesmas ligeiramente são reformuladas ou apagadas.

    Acho que o Carlos Britto deveria fazer desta ferramenta, discutir sem ser afingado no popular “Rabo Preso” com partidos políticos. Nu ou crú sensacionalismo não se pode existir no código de ética de um jornalista.

    Ao mencionar 100 dias de governo é frágil e cabível de erros, já que supostamente a atual administração não tinha experiência política.

    E o que falar dos outros 1362 dias que ainda lhe restam no poder.

    Para deixar bem claro, não tomo dores, partido para o que está em questão, só acho que o Blogueiro “Carlos Britto” está fazendo alardo demais e deixando ai suas pretuberâncias partiarias tomarem de conta de seu blog.

    Se o mesmo aceitar essas criticas como sugestivas, fica ai meu recado.

    @J Paulo. Quanto ao seu comentário sobre o Patricio, antes de acalentar coisas, eu no seu caso tomaria cautela, conheça primeiro quem você está falando, por que isso é basicamente coisa de dor de cotovelo.

    Realmente tira-se nos dedos pessoas educadas que visitam esse blog.

  24. ARY BEZERRA disse:

    Eu acho interessante alguns comentários contrários a avaliação dos 100 dias. Isso é digamos “tradicional” a maioria dos gestores públicos sempre publicam uma avaliação dos seus 100 dias outros intitulam de 3 meses,90 dias, bem essa avaliação é comum principalmente com quem vem como a novidade. O problema é que a gestão atual está 100ter o q apresentar. todos q participam desse blog sabem da minha postura contra ofensas pessoais e disso não abro mão sou contra mesmo. Agora não se pode deixar de avaliar, quem se candidata sabe, ou pelo menos deveria saber, que vai ser avaliado constantemente.
    E como foi dito aí a população sabia ou pelo menos presumia que atual gestão não tinha experiência política, mas apostou nessa inovação e acho q está se dando mal, e além do mais o estágio probatório legalmente falando é de 90 dias, ja se passaram 10 dias após o fim do estágio, portanto tá na hora de se fazer as coisas efetivamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *