A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro alerta micro e pequenas empresas sobre o pagamento de taxas indevidas a associações fantasmas ou fictícias. A CDL recebe, anualmente, diversas reclamações de empresários que, ao abrirem seus estabelecimentos já são surpreendidos com cobranças feitas por meio de boletos bancários, sem saberem ao certo qual a dinâmica da nova realidade. Na maioria das vezes, o prazo de vencimento é muito curto, o que faz com que o empresário, mesmo sem saber do que se trata, efetue o pagamento.
As entidades fictícias conseguem, por meio das publicações do Diário Oficial, as informações de criação de novas empresas e, dessa forma, passam a enviar os boletos de cobrança. Todo esse processo quase sempre passa despercebido pelos verdadeiros órgãos.
Os empresários, após perceberem o equívoco, procuram a CDL no intuito de obter informações para reaverem o valor despendido. A preocupação da CDL se volta, principalmente, para as entidades que não possuem registro no Ministério do Trabalho e Emprego e utilizam nomenclaturas para ludibriar os empresários, cobrando taxas que são próprias de entidades sindicais, como Contribuição Assistencial, Sindical e Confederativa.


