CCZ de Petrolina alerta população sobre captura correta de abelhas

por Carlos Britto // 09 de agosto de 2022 às 08:16

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Acidentes com abelhas podem ter consequências sérias, se a retirada desses insetos não for feita da maneira adequada. Por este motivo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina alerta a população sobre a presença de enxames na zona urbana da cidade. Quando as colmeias são construídas próximas a residências, o procedimento de captura das abelhas precisa ser feito por pessoas especializadas.

Essa tarefa é realizada pelo SOS Abelhas, que promove o recolhimento do enxame. A ação acontece  em parceira com a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Corpo de Bombeiros e Ministério Público.

Para a remoção dos insetos, é necessário que o morador, ao identificar a presença do enxame, acione o grupo especializado. O contato pode ser feito através do telefone (87) 3867-4774 ou pela Ouvidoria Municipal, no número 156. O recolhimento acontece no período noturno, horário que as abelhas retornam para a colmeia e estão mais concentradas.

Segundo o médico veterinário e coordenador do CCZ, Kahel Neves, exterminar abelhas é crime. “Ambientalmente falando, é crime matar abelhas, e por isso ressaltamos os nossos trabalhos junto ao SOS Abelhas com a retirada desses enxames das áreas da zona urbana. Ressaltamos ainda que ao recebermos um chamado, realizamos a programação e a retirada é no período noturno, apenas um enxame por dia. O número de retiradas pode ser maior, a depender do volume da colmeia, acesso, distância, entre outros fatores“, explica Kahel.

Atuação

Entre agosto de 2021 e maio de 2022 aproximadamente 700 chamados foram recebidos para remoção de enxames na cidade. Após essa remoção, a colmeia é direcionada a uma associação de apicultores de Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.