CBHSF lança campanha 2022 de preservação do Velho Chico

por Carlos Britto // 18 de maio de 2022 às 15:17

Foto: Reprodução

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está lançando hoje (18), em Ouro Preto (MG), a nona edição da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, que já faz parte do calendário anual de eventos. Em tendo 2020 ficou em 1° lugar na categoria Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Na campanha deste ano o objetivo é abordar assuntos polêmicos como o PL 4.546, as mudanças climáticas, entre outros assuntos. Ao Blog, o presidente da entidade, Marciel Oliveira, declarou que o PL oferece um risco muito grande para o rio, pois tira o poder de instituições que ajudam na preservação do rio e centraliza o poder no Estado.

“É um retrocesso, temos uma participação significativa da sociedade civil, que contribui com ações de preservação. São mais de 140 ações e projetos, com saneamento, sistema de recuperação ambiental de nascentes, afluentes e uma gama de iniciativas que a população tem se envolvido. Quem mais ganha com tudo isso são as comunidades que dependem do rio para a própria sobrevivência. Precisamos defender isso”, pontuou.

Este ano, a campanha volta a ter atividades presenciais no dia 03 de junho, data em que se comemora o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. As atividades ocorrerão simultaneamente em quatro cidades da Bacia, uma em cada região fisiográfica. São elas: Pirapora (MG – Alto SF), Ibotirama (BA – Médio SF), Glória (BA – Submédio SF) e Gararu (SE – Baixo SF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.