Casal acusa unidade de saúde de negligência após morte de bebê em Feira de Santana

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2024 às 19:30

Foto: Sesab/divulgação

Em Feira de Santana, os pais do pequeno Brayan Bastos, de apenas um ano, acionaram a justiça após a morte do garoto, alegando suposta negligência por parte do Hospital Estadual da Criança (HEC). No dia 26 de janeiro, os pais de Brayan buscaram atendimento hospitalar para a criança, que estava com febre por mais de 24 horas. Chegando ao hospital, a unidade de saúde não o atendeu, afirmando que ela não apresentava o nível de febre exigido pela unidade, que seria a partir de 39 graus.

De acordo com Natália Bastos, mãe de Brayan, ela foi orientada a levar a criança a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No local, a criança foi submetida a uma medicação que piorou o estado de saúde dela. Levada às pressas ao mesmo Hospital da Criança, Brayan não resistiu e veio a óbito.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) lamentou o ocorrido e informou que já iniciou uma apuração do fato. A equipe do HEC também se solidarizou com os familiares e disse estar disponível para quaisquer esclarecimentos.

Confira a nota completa do HEC:

O Hospital Estadual da Criança informa que lamenta o ocorrido e que se solidariza com os familiares. O serviço social da unidade hospitalar está disponível para quaisquer esclarecimentos aos familiares.

Na oportunidade, o hospital informa que segue, para classificação de risco, o protocolo do Humaniza SUS para todos os pacientes que dão entrada na emergência, no qual são avaliados os sinais vitais, incluindo temperatura, sintomas, hemodinâmica do paciente, comorbidades, estado geral e nível de consciência. O HEC é uma unidade de alta complexidade. Pacientes classificados como azul e verde são encaminhados para atendimento em unidades de menor complexidade, conforme a rede de atenção do estado.

Durante todo o tempo, o HEC se mantém sempre disponível para receber o paciente, caso ocorra mudança no estado de saúde, por meio de pedido de transferência.

 

 

(Com informações do Bahia Notícias)

Casal acusa unidade de saúde de negligência após morte de bebê em Feira de Santana

  1. Eliel Bastos disse:

    Olá, Dia 26 deste mês vai fazer um ano da morte de Brayn Bastos Barreto, Lembro que foi vocês que nos ajudou com uma matéria muito especial sobre meu neto. até o momento nada foi feito, a justiça não se pronuncia sobre o caso. ficaremos muito agradecidos se vocês continuasse falando sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…