‘Casa de Vó’ presta assistência social indispensável a idosos de Petrolina

por Carlos Britto // 30 de março de 2023 às 21:17

Foto: Deivid Menezes/Transforma Petrolina

Em Petrolina, uma entidade voltada a assistir idosos na cidade transformou numa ferramenta social de fundamental importância. Trata-se da ‘Casa de Vó’, que iniciou suas atividades há quase seis anos. À frente da Casa de Vó, Maria Luzineide Menezes, de 53 anos, dedica seu tempo exercendo essa missão, ao mesmo tempo conciliando sua rotina  com família e estudos.

Foi dentro do seio familiar que Luzineide descobriu “o que queria ser“. Criada pelos bisavós e, posteriormente, pelos avós na cidade de Orocó (PE), no Sertão do São Francisco, toda  atenção e amor recebidos na sua criação reverberaram na vida adulta como uma missão que seria realizada, futuramente, em outra cidade. Anos depois, ela se mudou para Petrolina e teve outras vivências profundas com a população idosa, umas delas no estágio voluntário no Centro de Recuperação Evangélica Livres para Servir (Crelps), cuidando de  idosas em tratamento para dependência química.

Foram dois anos até ela concluir o projeto e formalizar a tão sonhada abertura do Centro de Convivência para idosos ‘Casa de Vó’. Quando começou, em abril de 2017 no Bairro Ouro Preto, havia cinco idosos institucionalizados. Hoje, o local está numa estrutura maior, no Antônio Cassimiro II, e acolhe  44 idosos – sendo 19 homens e  25 mulheres.

No início, Luzineide conciliava sua função de presidir o centro com outras tarefas para auxiliar no  funcionamento do lar. Mas, atualmente,  a instituição conta com voluntários fixos, rotativos  e estagiários de universidades que  desempenham um serviço continuado dentro da entidade.

Com o apoio do serviço  voluntário, o lar de idosos fornece uma ampla variedade de serviços médicos e pessoais aos acolhidos, assistência para os idosos com problemas de mobilidade, serviços de reabilitação, sessões de fisioterapia, assistência com medicamentos, alimentação adequada, banho e higienização, atividades sociais, oficinas de pintura, musicoterapia e outros.

Vacina  e visita de João Gomes

Luzineide compartilha dois acontecimentos que marcaram sua trajetória e que hoje fazem parte da história da Casa de Vó. Um deles foi quando dona Elvira de Jesus, na época com 104 anos, foi escolhida como a  primeira idosa para receber a  vacina  contra a Covid-19 em Petrolina. A imunização ocorreu  num ato simbólico dentro do abrigo e repercutiu em todo o Estado, em janeiro de 2021. A visita do cantor  João Gomes , em dezembro de 2022,  também  trouxe muita alegria à  Casa de Vó. Luzineide diz que a forma como o artista chegou até a  instituição mostra como o trabalho realizado pela entidade toca os corações. “Ele recebeu um cartãozinho da Casa de Vó  e andava com ele na capa do celular. Ele sempre teve o desejo de conhecer nosso trabalho  e finalmente isso aconteceu de uma forma especial“, afirma.

Vínculo familiar

Luzineide conta  que a ‘Casa de Vó’ é uma extensão do lar de cada idoso institucionalizado. Ela  afirma que um dos objetivos da instituição é manter o vínculo  entre os idosos e seus familiares, e também fortalecer os novos vínculos entres os acolhidos, voluntários e comunidade, pois essas  interações  têm a função de socializar e também se encarregam de produzir  afetividade, bem-estar e qualidade de vida. “Esse vínculo é muito importante. Sempre buscamos priorizar isso, seja nas visitas presenciais dos familiares ou por ligação“, destaca.

Transforma Petrolina

A Casa de Vó conta com o apoio do Transforma Petrolina. A instituição é atendida com capacitação, workshop e doações que chegam na sede do programa e são destinadas para atender as necessidades tanto do abrigo de idosos quanto de outros projetos sociais. O objetivo do Transforma é fortalecer as iniciativas sociais no Sertão, dar visibilidade aos mais variados segmentos e causas sociais, além de estimular  o voluntariado e a solidariedade na cidade. A sede da instituição fica localizada à Rua Nossa Senhora Rainha Dos Anjos, nº 51, Bairro Antônio Cassimiro II, Zona Norte de Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários