Carro do fumacê começa a atuar próximo ao circuito do Carnaval de Juazeiro

por Carlos Britto // 03 de fevereiro de 2023 às 09:12

Foto: Ascom PMJ/Sesau divulgação

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro começou no dia de ontem (2) a circular com o carro fumacê, que aplica inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti. O serviço vai atuar, principalmente, em bairros nas adjacências do percurso do Carnaval. A prefeitura realizou um cronograma para o fumacê circular em dois horários: antes e depois da festa.

O fumacê já esteve a partir das 5h dessa quinta-feira nos bairros Alagadiço, Alto da Maravilha, Centro e Maria Gorete. No final da tarde foi a vez dos bairros João XXIII, Lomanto Junior e Santo Antônio. O carro é uma solicitação do município à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Realizamos este trabalho visando ao bloqueio de vetores do Aedes aegypti, principalmente nos bairros que compõem as adjacências do circuito oficial e demais polos festivos, garantindo a segurança do folião da cidade, turista e artistas através da eliminação de vetores adultos transmissores das arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus“, destacou o supervisor do Núcleo de Endemias da Sesau, Diego Alves. O fumacê estará também após a festa de Carnaval.

Além do carro fumacê, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) continuam realizando intensamente as ações de busca ativa de focos nas residências e também realizando orientações de prevenção à proliferação do mosquito. As situações de risco em qualquer localidade do município podem ser encaminhadas para o Dengue Zap: (74) 98827-9832. “Estamos atendendo as demandas que chegam ao nosso Dengue Zap em até 24h. Este é um canal eficiente para que a população nos informe sobre possíveis focos do mosquito“, disse Diego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.