Caravanas devem se inscrever para participar da SemiáridoShow 2015

0

câandido roberto araujoOs organizadores da 6ª edição da SemiáridoShow, evento voltado à agricultura familiar que acontecerá em Petrolina de 20 a 23 de outubro, estão em contato direto com prefeituras, organizações não governamentais, sindicatos e associações de mais de 80 municípios do entorno da Embrapa Semiárido para, juntos, articularem a participação dos agricultores na feira. O objetivo é montar uma estrutura para viabilizar a visita de milhares deles à área de exposição das tecnologias, durante a realização do evento, que acontecerá das 8h às 17h nos quatro dias.

A logística para deslocar essa quantidade de agricultores das suas comunidades está dividida entre a organização do evento, as prefeituras e as instituições promotoras. O transporte (ônibus/vans) deverá ser fornecido pelas administrações municipais e empresas patrocinadoras. “Eles [os agricultores] chegam na parte da manhã – quando inicia a feira, ficam durante todo o dia visitando as áreas de demonstrações e participando de minicursos e palestras até as 17h; depois voltam para seus locais de origem”, informou o engenheiro e coordenador de caravanas, Cândido Roberto de Araújo (foto).

Segundo Cândido, além do apoio ao transporte para a maioria das caravanas, os realizadores do evento garantem a alimentação do dia (lanche e almoço) somente para integrantes destes grupos de visitantes, pois precisam estar cadastrados. “Eles ainda têm direito a um boné e uma garrafa para colocar água”, diz o coordenador.

Conforme Cândido, trazer esses agricultores para participar da feira é importante para eles trocarem experiências. “Esse esforço de realizar essa feira é para esses agricultores conhecerem todas as tecnologias de convivência com o semiárido. Todos os parceiros que têm experiências bem sucedidas estão nessa feira. Essa troca de experiência é muito importante para essas pessoas. Mesmo numa condição adversa, houve um esforço da organização para conseguir realizar essa sexta edição”, frisou.

Cadastramento

Para realizar o cadastramento, de acordo com Cândido, é preciso preencher o termo na página eletrônica do SemiáridoShow (http://www.semiaridoshow.com.br/caravanas.php), depois enviar por e-mail para a organização do evento. No site é disponibilizado o formulário em formato PDF, que pode ser baixado e preenchido por representante de grupos de agricultores, ou mesmo de técnicos e estudantes, manifestando para os organizadores o interesse em tomar parte das caravanas e visitar o evento. Cândido informou, ainda, que o cadastramento será feito até o início do evento.

A feira, que terá como tema “Territórios, Água e Agroecologia: Base para a Vida no Semiárido”, acontecerá na área da Embrapa Transferência Produtos e Mercados, localizada na BR 428 – Km 149. O evento conta com a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (87) 8835-8200 (Oi) /9988-0001 (Tim)/9118-1821 (Claro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome