Caravana Feminista vai a Ouricuri discutir políticas para mulheres

por Carlos Britto // 09 de abril de 2009 às 21:13

Na próxima quinta-feira (15), cerca de cem mulheres que participam da Caravana Feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco vão ao município de Ouricuri, no Sertão do Estado, para dois dias de discussão.

Mesas de debates e oficinas sobre violência contra a mulher, gênero e saúde reprodutiva serão realizadas no auditório da Faculdade da cidade. Na praça de eventos, haverá apresentações teatrais e artísticas.

Um dos desafios desta Caravana será discutir sobre o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, para que as mulheres tenham conhecimento do seu conteúdo, e assim fazer controle social e reivindicar por seus direitos.

Em parceria com o Fórum de Mulheres do Araripe e o Grupo de Mulheres Jurema, também será realizada uma Vigília pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, e uma Audiência Pública pela implantação da Delegacia Especializada da Mulher.

No segundo dia (16) da Caravana, as mulheres vão às principais ruas do município pedir a implantação da Delegacia Especializada da Mulher. Com pipas irão lembrar das 91 mulheres assassinadas no Estado este ano.

A Caravana chega ao fim com uma Audiência Pública, que será realizada no dia 17 pela manhã, com representantes do governo estadual e municipais, para discutir a implantação dos serviços de atendimento à mulher vítima de violência.

A primeira caravana aconteceu em Palmares, e reuniu cerca de cem mulheres dos municípios da Zona da Mata Sul. O objetivo desses encontros é fortalecer o movimento de mulheres em suas regiões, e contribuir para uma reflexão e análise sobre as políticas públicas de combate e prevenção em relação à violência contra as mulheres. Durante este ano, a Caravana Feminista segue para outras regiões. A próxima será na Zona da Mata Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *