Caravana das Juventudes abordará a convivência com o Semiárido

por Carlos Britto // 23 de março de 2014 às 16:30

Entre os dias 25 e 29 de março, cerca de 120 jovens de vários cantos do Nordeste estarão reunidos em Ouricuri para a Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA). O objetivo é fomentar o intercâmbio de informações e experiências entre a juventude do meio rural, no Território do Araripe, Sertão pernambucano.

No Território do Araripe muitas famílias agricultoras mostram que é possível conviver com o Semiárido e garantir segurança alimentar e o e tirar o sustento da casa da própria terra. Mas nessa região, agricultores e agricultoras ainda têm que lidar com o assédio do agronegócio do gesso, bovinocultura e os impactos de grandes obras como a Transnordestina, o polo gesseiro e o Canal do Sertão. Para trocar experiências e conhecer essa realidade os jovens se dividirão em cinco rotas durante dois dias do evento. As rotas passarão por algumas experiências agroecológicas e comunidades onde o impacto do polo gesseiro e da ferrovia Transnordestina traz graves problemas para as famílias da região.

Cada rota foi batizada com o nome de um jovem ou uma jovem que tem desempenhando um papel importante na organização da juventude da região. São jovens que vem multiplicando ações sustentáveis no meio rural e trabalham na perspectiva de construção de uma sociedade justa, solidária e igualitária para todos e todas. A rota Giliarda Alves, por exemplo, passará pelas comunidades Nascente e Alho, no município de Araripina, e pela Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri. Nessas comunidades, os participantes e as participantes irão discutir e conhecer os impactos da ferrovia Transnordestina. Também conhecerão os benefícios da produção agroecológica praticada por diversas famílias dessas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários