Caravana da Seres faz ‘radiografia’ de unidades prisionais de Pernambuco

por Carlos Britto // 07 de dezembro de 2021 às 06:58

Foto: Surama Negromonte/divulgação

Foram dois meses de visitas e acompanhamentos a 23 unidades prisionais e duas cadeias públicas de Pernambuco. A Caravana da Secretaria Executiva de Ressocialização ‘Todos pela Seres’ 2021 saiu no dia 20 de setembro, com o objetivo de avaliar todas as unidades prisionais no Estado.

Nesta segunda-feira (6), a equipe fez um balanço dos trabalhos realizados por 13 policiais penais com o apoio de órgãos como Secretarias de Saúde, Educação e Planejamento. O encontro, no clube do Sindsprev, na BR-101, segue até esta terça-feira (7).

Durante a Caravana Seres 2021, foram avaliados diversos aspectos como a estrutura dos prédios, pintura, sistema elétrico e de esgoto; prestação de serviços; frequência escolar dos apenados; além da limpeza, que contempla a disponibilidade de lixeiras, aplicação de coleta seletiva e se o ambiente está higienizado, bem como o sistema de prevenção e controle de incêndio, ventilação, acomodação e acessibilidade. Este é o sexto ano da Caravana.

De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a iniciativa é fundamental para as unidades prisionais do Estado. “Acho necessário nos anteciparmos aos fatos para vencer os obstáculos, e a Caravana tem essa finalidade: realizar o levantamento das necessidades prisionais a fim de melhorarmos cada vez mais o sistema penitenciário”, destacou. Nestas segunda e terça, servidores da Seres e Policiais penais estarão reunidos para avaliar todo o levantamento feito durante os dias da Caravana e, em oficinas temáticas, irão planejar as ações para 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *