Capacitação de assistentes voluntárias pretende aprimorar alfabetização de alunos em Petrolina

0
(Foto: Ascom PMP/Divulgação)

Durante esta semana, assistentes voluntárias no programa ‘Mais Alfabetização’ foram capacitadas para reforçar o aprendizado dos alunos em Petrolina. O programa, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEDU), é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) que visa a fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

Entende-se que a alfabetização constitui o alicerce para a aquisição de outros conhecimentos escolares. O programa destaca que o professor alfabetizador tem papel fundamental nesse complexo processo, além de cumprir a determinação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando estabelece que nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização“, explicou a coordenadora local do programa, Rosângela Castro.

No encontro, coordenado pela Secretaria de Educação de Petrolina, as assistentes tiveram orientações acerca do papel do programa, metas de ações, formações pedagógicas, assuntos administrativos e financeiros, relatórios de aprendizagem e monitoramento. “Passamos para cada um deles , que estarão em contato com os alunos nas escolas , que o projeto leva em consideração que os estudantes aprendem em ritmos e tempos singulares e necessitam de acompanhamento diferenciado para superarem os desafios do processo de alfabetização, garantindo a equidade na aprendizagem e eles são partes fundamentais nesse processo“, completa Rosângela Castro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome