‘Cãoterapia’ do HDM tem trabalho reconhecido em Pernambuco

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2024 às 15:00

Foto: Ascom HDM/Ismep divulgação arquivo

A Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) reconheceu como experiência exitosa a atividade assistida por cães na clínica pediátrica do Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, que integra a rede estadual de saúde.

Conhecida por ‘Cãoterapia’, a atividade é aplicada há um ano e meio no HDM, gerido pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep). “Nós somos uma das poucas unidades de saúde de Pernambuco que aplica essa terapia assistida. Nós já percebemos como os resultados são positivos. Nós temos dois adestradores que acompanham de perto a integração dos cães com as nossas crianças e nós escutamos relatos lindos, tanto dos acompanhantes quanto das próprias crianças que ficam muito felizes com o contato com os animais. Essa alegria faz a diferença na rotina hospitalar, no tratamento dessas crianças“, destacou a diretora administrativa do HDM/Ismep, Ingride Lima.

O trabalho aprovado pela FGH foi inscrito pela enfermeira da educação permanente do HDM/Ismep, Rejane Lins, que tem 16 anos de carreira. A apresentação da experiência da atividade assistida com cães será feita no 4º Congresso de Experiências Exitosas da FGH, que acontece nos dias 18 e 19 de dezembro, e será realizado no Centro de Eventos Recife, na capital pernambucana.

Fiquei honrada e feliz em levar a experiência do HDM/Ismep para todo o estado, com os resultados que temos aqui. Essa partilha pode ser inclusive um estímulo para outras unidades de saúde de Pernambuco“, frisou Rejane.

FGH

A Fundação é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde (OSSs) do Norte-Nordeste. Atualmente, é responsável pela gestão de serviços de saúde em todo o Estado de Pernambuco, incluindo unidades na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão do Estado – entre Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários