Candidato cobra transparência de banca responsável pelo concurso da Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 26 de julho de 2019 às 15:15

Câmara Municipal de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Aborrecido com a postura da banca responsável pelo concurso público da Câmara de Vereadores de Petrolina, um candidato (que preferiu não se identificar) entrou em contato com este Blog cobrando transparência.

Confiram:

Gostaria de fazer uma denúncia relacionada ao concurso público da Câmara Municipal de Petrolina, que ocorreu no dia 02/06/2019 pela banca IDIB, com descumprimento do edital e de princípio básicos da administração pública como o da publicidade e transparência. Primeiro que um dos requisitos presentes no edital, mais precisamente em seu anexo VIII (cronograma), havia como data prevista 14/05/2019 para a divulgação dos inscritos. Nunca a banca divulgou tal ato, deixando todos os candidatos sem saber quantidade de inscritos por cargo, muito menos concorrência.

Na época, quando o candidato tentava ligar para o IDIB, ninguém atendia para dar qualquer explicação.

Segundo que o resultado definitivo para a maioria dos cargos saiu dia 24/07/2019, mas para a surpresa dos candidatos o resultado é apenas individual, acessado por login e senha de cada candidato, sem uma lista. Quem já se viu um resultado sem a lista, para que os candidatos vejam quem foram os aprovados? Cadê a transparência? Os candidatos não sabem sequer a concorrência desse concurso que está cheirando arrumadinho.

A IDIB continua sem atender seus telefones que estão disponíveis em seu site. Verdadeira bagunça e falta de transparência dessa banca.

Diante disso, é necessário que a Câmara de Vereadores de Petrolina exija da contratada IDIB a correção dessas não conformidades, pois deixa em xeque toda a transparência deste concurso. É responsabilidade da Câmara fiscalizar tais atos.

Enfim, também sou candidato. Sinto-me extremamente lesado, enganado e frustrado com esse concurso, pois sinto clima de arrumadinho…infelizmente esse é o sentimento, pois é tão óbvio e elementar a transparência que não está acontecendo neste concurso.

Candidato cobra transparência de banca responsável pelo concurso da Casa Plínio Amorim

  1. Francisca disse:

    Essa banca não dar publicidade mesmo não. Desonestidade no ar…

  2. J B disse:

    Lamentavelmente a banca não dá nenhuma importância ao fato. não bastasse os assessores dos vereadores em peso estivessem prestando o concurso, não que eles não possam, a banca mostra descaso com o certame, descumprindo o próprio edital, regulamento do concurso.
    O MPPE poderia estar atento a isso.
    E aos candidatos só resta desconfiar.

    1. Hercules disse:

      Desconfiança total.

  3. giniara disse:

    Pura verdade, além dessas lamentáveis faltas a banca ainda não divulgou quando e como ira ressarcir os que tiveram isenção deferida após pagamento da taxa. É frustrante não poder acompanhar com clareza o andamento do certame.

  4. Herica disse:

    Concordo que deve haver transparência, deve sair a lista com aprovados, mas dizer que é arrumadinho sem provas é caluniar aquelas pessoas que foram aprovadas de forma legal.

    1. Francisca disse:

      Mas a reportagem não afirma que foi arrumadinho. Fala de “cheiro” e “clima” de arrumadinho, ou seja, desconfiança.
      É possível que tudo foi honesto? Sim. Mas diante de tanta coisa fora do normal é de desconfiar.

  5. Karina disse:

    Esse concurso é um mistério. A banca não cumpriu o cronograma do edital, considerado a lei do concurso. Não tivemos a lista de inscritos, a divulgação da concorrência, nem dos aprovados pelo gabarito preliminar e muito menos pelo gabarito definitivo. Antes da prova acontecer varias denúncias foram feitas ao MPPE, mas até agora nenhum retorno acerca destas. Cabe lembrar que esse concurso foi uma exigência do Ministério Publico tendo em vista que apenas 11 servidores que trabalham na Câmara de Vereadores de Petrolina são efetivos, o resto tudo é cargo comissionado. Além disso, desses 11, apenas 02 pertecem ao quadro próprio da Câmara, sendo 09 efetivos de outros órgãos.

  6. Direita Libertária disse:

    Parece mais conversa de candidato que não se preparou para o concurso para ter a desculpa pros amigos não zombar quando sair o resultado dando conta que ele ficou longe da classificação. Quem estudou mira a 1a colocação, sobrando o restante das vagas para os demais candidatos.

  7. Fábio Petrolina disse:

    É muito simples… Eles agora irão divulgar uma lista pronta, apontando os que “passaram nas vagas”.
    Câmara e prefeitura, normalmente já cheiram a podridão, imaginem seus respectivos concursos…

  8. Jonas disse:

    É Preciso divulgar essa relação com ordem de classificação, primeiro a se fazer,é o certo, e segundo já ouvir muitas pessoas dizendo que esse concurso já tinha carta marcada. É bom Presidente da CÂMARA DE VEREADORES se pronunciar a respeito do assunto.

  9. Fábio Ramos disse:

    Tudo indica que é arrumadinho sim! Como já se viu não divulgar a lista de aprovados???

  10. Concurseiro disse:

    Não sei como essa banca se mantém com tais atos, é um absurdo o que está acontecendo com quem realizou as provas

  11. Antestor disse:

    Reclame ao Ministério Público, as chances da banca estar em combinada com a Câmara é grande!

  12. Sempre Atento disse:

    Também com um presidente fraco e os vereadores sem futuro,vocês que fizeram o concurso esperem sentado pois em pé cansa,entrem na justiça pois se depender deles nunca irão entrar,pois eles teriam que tirar os cargos de confianças deles.

  13. Ana disse:

    Concordo que devem divulgar a lista de aprovados. Contudo afirmar sem prova alguma que é “arrumadinho” é temerário. Se não conhecem ou não sabem da história de quem está nas vagas, não condenem nada nem ninguém, porque ali há pessoas que estudaram e se esforçaram de verdade. Dizer que só porque essas pessoas passaram elas são “apadrinhadas” de vereadores é tirar o mérito de quem foi honesto e estudou pra valer. Vamos parar de fazer o papel de juízes de internet e esperar que a Banca se prenuncie. Até lá, melhor parar de julgar às cegas.

    1. Francisca disse:

      Mas a reportagem não afirma que foi arrumadinho. Fala de “cheiro” e “clima” de arrumadinho, ou seja, desconfiança.
      É possível que tudo foi honesto? Sim. Mas diante de tanta coisa fora do normal é de desconfiar.

  14. Joaquin Teixeira disse:

    Fácil reclamar depois que sai o resultado kkkkk

  15. Concurseiro disse:

    Reclamar agora que sabe o resultado individual é fácil. Mas se foi denunciado ao MP. Deveria ser averiguado, por que não divulgar o total de inscritos por cargo ou concorrência.
    Quem garante que não foi colocado aprovado entre as vagas apadrinhado.
    Quem garante que foi colocado aprovado entre as vagos Arrumadinhos.

    Uma coisa é certa: a banca não tem transparência. O que esconde? Por que contrataram esta banca sem transparência?

  16. Br31050 disse:

    Igualmente a vários, estou desconfiado. Isso porque sem a lista de classificação e aprovação dos candidatos participantes do concurso você não terá como saber se foi preterido no momento da convocação. Até mesmo para ajuizar uma ação dificulta.O Ministério Público do Estado de Pernambuco, que recomendou à câmara dos vereadores a realização desse concurso, deveria continuar a sua tarefa por todo o iter procedimento desse concurso, fiscalizando-o..

  17. José Carlos disse:

    No meu resultado individual não aparece minha posição tem um sinal de exclamação no lugar. Muito estranho e acertei 32 questões acho que tem coisa por aí, já mandei e-mail para o idib e nada. Nem sei minha posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários