Cancão despeja críticas contra Lossio e Julianeli por situação calamitosa no HU

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2014 às 14:02

ronaldo cancão_640x360Em meio aos últimos acontecimentos envolvendo a saúde pública de Petrolina, o líder da bancada de oposição na Casa Plínio Amorim, vereador Ronaldo Cancão (PSL), fez um duro discurso, na noite de ontem (20), direcionado à administração municipal e, sobretudo, ao reitor da Univasf, Julianeli Tolentino.

Cancão abriu suas críticas, na sessão plenária da Casa Plínio Amorim, mostrando que estava certo em não querer a transferência de gestão do antigo Hospital de Urgências e Traumas (HUT), antes nas mãos do município, para a Univasf. O projeto foi votado e aprovado pela maioria dos vereadores no ano passado, mas ele votou contra.

O líder oposicionista lembrou que na década de 2000, durante a segunda gestão do prefeito Fernando Bezerra Coelho, o Hospital Dom Malan (HDM) – então administrado pelo município – atendia todos os casos de traumatologia na região, mesmo sem ser referência, como hoje é Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Apesar disso, dava conta dos atendimentos com os mesmos recursos da pactuação visto atualmente no Hospital Universitário (HU).

A arrogância do reitor Julianeli Tolentino fala mais alto do que a humildade em reconhecer que a Univasf está sendo incompetente para administrar o serviço no Traumas”, alfinetou Cancão. Ao assumir a gestão do hospital, o reitor havia prometido atendimento ‘padrão Fifa’ no HU e terceirou o serviço – atualmente a cargo do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. “Hoje a receita do hospital é de R$ 4 milhões, mas a gravidade dos problemas é dez vezes maior do que no passado”, lamentou.

Lossio

O prefeito também não escapou das alfinetadas do vereador. Segundo Cancão, Lossio devolveu o HDM ao estado, em 2010, alegando que o município iria priorizar a rede básica de saúde. Mas o oposicionista afirmou que não foi isso que aconteceu. “O prefeito encontrou, quando assumiu o governo (em 2009), mais de 45 postos de saúde funcionando na zona rural, mas veio com uma filosofia diferente, de criar as AMEs”, disse Cancão, insinuando que a proposta de Lossio não surtiu efeito, uma vez que a população da zona rural sofre sem atendimentos. O oposicionista afirmou ainda que o prefeito é o menos avalizado para comentar sobre a saúde, depois de ter “se acovardado” ao repassar dois hospitais geridos pelo município.

Cancão despeja críticas contra Lossio e Julianeli por situação calamitosa no HU

  1. Certo mas vamos lá! disse:

    Sim mas…e a questão da atenção primária? Como fica? O municipio vai entregar os postos de saúde para o estado??

  2. Pedro Neto disse:

    Lossio, que não é bobo, largou a batata quente na mão da univasf, o H.D.Malam, na mão do estado.

  3. Sérgio disse:

    Padrão fifa do reitor só na hora de fazer conchavo na licitação e r… o povo de Petrolina

  4. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    QUEM FOI PETROLINA:HOJE É TERRA SEM COMANDO ESTÁ ABANDONADA:
    FALTA SAÚDE,EDUCAÇÃO,MOBILIDADE,ALIÁS BASTOU CHOVER QUE OS BURACOS JÁ ESTÃO A SOLTA POR TODA A CIDADE.ESSAS OPERAÇÕES TAPA BURACO SÃO UM VERDADEIRO SONRISAL SEM VENCIDO.

  5. Antonio disse:

    ESte vereador é da escola do seu cuncunhado, só uma pessoa deste tipo condena a presença de um Hospital numa cidade, Petrolina tem uma UNIVERSIDADE com curso de Medicina isto não é pouco, precisa de ajustes ? claro como toda instituição que se firma, o Hospital de Traumas deve ficar é com a universidade mesmo, o padrão fifa vai chegar tenho certeza, mas o vereador quer que resolva estas sequelas que historicamente estiveram presentes na saúde de Petrolina inclusive na gestão dos seus aliados , num passe de mágica e não é assim, deselegante, grosseiro este é o mínimo de adjetivo que cabe neste “representante” do povo.

    1. Maria Jose Oliveira disse:

      Tem meu aval. Esse vereador só sabe criticar. Ajudar, que é bom, nada Enche o saco.

    2. Maria Jose Oliveira disse:

      Tem meu aval. Esse vereador só sabe criticar, ajudar, que é bom, nada. Enche o saco.

  6. Tamos de olho! disse:

    Belo “papel” vossa excelência. Mas não esqueça que a verba mensal de manutenção da câmara dos vereados chega a ser duas vezes e meia maior do que a do Hospital. E esta não salva vida, nem funciona por 24h!

  7. Marcio disse:

    A saúde não está boa mesmo, nem municipal, nem federal no caso do HU e nem mesmo no caso do D. Malam, não exclua seu grupo nobre vereador, aprenda a ser imparcial coisa difícil pra você. Falo isso, pois não dependo de político algum diferente de você.

  8. cristiano ferreira disse:

    a potência economica que é petrolina ta sofrendo muito com um prefeito que não tem ações nos bairros das areas urbanas muito menos nas agrovilas dos projetos irrigados tambem com vereadores babão que so sabe puxar saco e não anda nas comunidades, oh gestão desgraçada de ruuuuuuin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários