Campeonato Baiano de 2012 terá mudanças

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2011 às 13:16

A fórmula do Campeonato Baiano de 2012 será diferente da deste ano. Em reunião com os clubes participantes do certame do ano que vem, a Federação Baiana de Futebol (FBF) optou por uma competição considerada “mais justa”.

Em 2012, os 12 clubes – Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Fluminense,  Itabuna, Juazeiro, Juazeirense, Serrano, Vitória e Vitória da Conquista – jogarão entre si na primeira fase em partidas de ida e volta. Os quatro melhores se classificam às semifinais e se enfrentam em confrontos entre 1ºx4º e 2ºx3º. Os vencedores dos confrontos decidem a competição.

O martelo ainda não está batido, mas segundo o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, a tendência é essa. “É uma fórmula que usamos em 2009 e que os clubes e os torcedores gostaram”, avalia. Para ele, a fórmula corrige de forma positiva o último campeonato, que possuiu um Torneio da Morte. “Os dois piores serão rebaixados e pronto”, afirma.

Nordestão

Juazeiro e Juazeirense têm mais um  motivo para tentar ficar entre os primeiros. Os três primeiros colocados ao final da competição estarão automaticamente classificados para a Copa do Nordeste. O torneio voltará em 2013, com chancela da CBF. “É uma competição importante para as federações e para os clubes e já se mostrou rentável nas edições que teve”, defende Ednaldo. Serão três clubes de Bahia e Pernambuco e dois de Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

As federações nordestinas destes estados anunciaram que a perspectiva mínima de rentabilidade da Copa do Nordeste é de R$ 20 milhões por edição. O planejamento até 2022 projeta um aumento de receitas anual. (Com informações do Correio da Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários