Campanha sobre Plebiscito Popular por reforma política será lançada hoje em Petrolina

0

GEDC6937Será lançada logo mais, a partir das 15h, uma campanha regional pelo plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O evento, que acontecerá na Câmara Municipal, deve contar com a presença de mais de vinte entidades que já estão mobilizadas por uma reforma no sistema eleitoral.

Segundo o membro do Comitê Estadual da Secretaria Operativa de Pernambuco, Eduardo Mara (foto), a iniciativa visa a pressionar o Congresso Nacional por mudanças no sistema político. “Na verdade nós queremos levantar o debate sobre o sistema político e não apenas fazer a coleta de votos. A ideia nossa é conformar comitês para debater o que é o sistema político, não só debater o sistema eleitoral”, explica.

Segundo Eduardo, além das discussões sobre o sistema político, a campanha também abordará temas importantes sobre o sistema de poder como um todo. “Não é só o sistema eleitoral. Nossa luta também é para mexer em tudo aquilo que representa concentração do poder. Nós queremos mexer no Judiciário, que um poder extremamente concentrado que define a própria vida, o próprio salário. Então nosso objetivo é abrir espaço para as participações populares”, diz.

Na Semana da Pátria, entre os dias 1º e 7 de setembro, será realizado o plebiscito que vai fazer a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. Em Petrolina, as mobilizações acontecem desde novembro de 2013 e, segundo Eduardo, em breve serão oferecidos cursos específicos para os líderes das discussões na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome