Campanha pretende reduzir uso de sacolas plásticas

por Carlos Britto // 24 de junho de 2009 às 09:55

lixo-de-sacolas O Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano e cada brasileiro usa cerca de 66 sacos por mês, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No mundo, são 500 bilhões de saquinhos utilizados por ano.

Cada sacola plástica demora cerca de 400 anos para se desintegrar no meio ambiente.
Com o objetivo de conscientizar o consumidor para a redução do uso dos sacos plásticos e sua substituição por sacolas retornáveis, foi lançada nesta terça-feira (23), em São Paulo, a campanha nacional Saco é um Saco. A campanha é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente com apoio da rede de supermercados Wal-Mart.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a expectativa é que outras redes de supermercados sigam o exemplo e que o consumidor perceba que acaba sendo vítima de sua própria irresponsabilidade. “São bilhões de sacos plásticos por ano e isso entope os canais, entope os rios, alaga áreas onde as pessoas moram, porque as pessoas jogam tudo nos rios, inclusive os sacos plásticos.”

A campanha inclui a distribuição de folhetos, anúncios em revistas e a exibição de filmes curtos na televisão que mostram uma pessoa jogando um saquinho na rua e ao final sendo vítima de uma enchente causada pelo entupimento de bueiros por esses sacos.

Campanha pretende reduzir uso de sacolas plásticas

  1. Zoraide Silva disse:

    Êta lêlê; até que enfim uma coisa boa!!!!!!
    Faço votos que saia do papel!!!!!!!!

  2. Diego Bruno disse:

    Sim! é uma medida ecologicamente correta. Mas qual a outra opção além do saco. Porque queiram ou não o saco plástico tem sua grande utilidade. Devem ser apresentadas alternativas!

  3. Vitorio Rodrigues disse:

    Já tem um supermercado na cidade que está vendendo as sacolas de tecido. Eu já comprei 13 unidades delas e não carrego mais minhas compras em sacolas plasticas. E tem mais se vc comprar nessa rede de supermercado eles lhe dão o desconto de três centavos a cada cinco itens que é o valor da sacola de plastico que vc não vai levar. Se o dono do blog me autorizar eu revelo o nome do surmercado. Embora ache que todos já sabem.

  4. Vitorio Rodrigues disse:

    Essa campanha está bastante atrasada, porque aqui em Petrolina já existe ha varios meses. O que pode fazer a diferença é se essa da campanha forem gratis, pois as daqui são vendidas. Mas vale apena.

  5. Angelita F. Silva disse:

    Que essa Campanha tenha exito e que comesse pelas Escolas; onde as professoras possam desenvolver atividades sociais com seus alunos X pais.
    O Loteamento Quati é solidario a essa Campanha!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *