Campanha pretende conscientizar produtores da região sobre importância da rastreabilidade vegetal

0
Foto: divulgação

O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) está realizando uma campanha para conscientização sobre a importância da rastreabilidade de produtos vegetais frescos no município. Para quem ainda não ouviu falar no assunto, rastreabilidade é o conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, mediante elementos informativos e documentais registrados. Ou seja, identificar qual é o produto, de onde ele veio e para onde ele vai.

A iniciativa, que visa ainda ao monitoramento e controle de resíduos de defensivos agrícolas, faz parte de uma grande mobilização nacional articulada pelo sistema CNA/Senar para difusão do ‘AgriTrace de Rastreabilidade Vegetal’. A ferramenta digital que foi desenvolvida pelo Instituto CNA para ajudar os produtores de frutas e hortaliças a atender a Instrução Normativa Conjunta Anvisa/DAS – MAPA nº 2, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 8 de fevereiro de 2018.

Para operar esta ferramenta acessada através da internet, que permite o registro das informações de plantio, colheita e expedição, visando a geração da identificação do produto, origem e destino, o produtor deverá ter em mãos um computador, impressora conectada com papel ou etiquetas que deverão ser colocadas nos produtos comercializados e, caso tenha interesse, celular para baixar o aplicativo onde poderá preencher os dados e enviar ao sistema. O produtor deverá informar ainda a localização da propriedade, quantidade dos produtos, numeração do lote, informações do comprador, talhão plantado, insumos utilizados, tratos culturais realizados entre outras informações.

De acordo com o presidente do SPR, Jailson Lira, devem fazer a rastreabilidade todos que produzem, manuseiam e comercializam frutas e hortaliças, ou seja, o produtor rural, os embaladores e beneficiadores, o distribuidor, atacadista e importadores, bem como os feirantes e varejistas. “Nosso Sindicato já está disponibilizando acompanhamento técnico para facilitar o acesso ao módulo que permite o cadastramento dos produtores, fornecedores e associados”, ressaltou. Ainda de acordo com Lira, o processo é bem simples e, logo após o produtor se cadastrar no sistema AgriTrace, o Sindicato acessa a plataforma e faz sua vinculação  digitando o CPF ou CNPJ. Mais informações na sede da entidade, localizada à Rua Dr. Manoel Borba, 1.804, Centro de Petrolina, ou pelo telefone (87) 3861-3510. Quem quiser também pode acessar o site do SPR. (Fonte: CLAS Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome