Campanha ‘Outubro Rosa’ mobiliza população de Sento-Sé

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2022 às 19:57

Foto: Ascom PMSSÉ/divulgação

Em Sento-Sé, norte da Bahia, o dia de ontem (27) foi movimentado por uma série de serviços voltados à Campanha ‘Outubro Rosa’ na Unidade Básica de Saúde da Família Maria Rocha. Para conscientizar os pacientes que estiveram no local foi realizada uma palestra educativa com uma das médicas da unidade, além de testes rápidos para detecção de HIV, hepatites B e C e sífilis, mutirão de exames preventivos e solicitação de mamografias. A ação é uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A população compareceu em peso e aprovou. “Toda a gestão municipal está de parabéns por essa ação. É muito importante um momento como este, pois muitas vezes temos vergonha, falta de conhecimento, e muitas mulheres acabam não se cuidando e prevenindo o aparecimento de doenças”, disse a empregada doméstica, Alcione Azevedo que foi à UBS para fazer o preventivo.

Já a funcionária pública Vanessa Souza veio do povoado de Cajuí, na zona rural, para uma consulta com ginecologista e ficou surpresa. “Uma maravilha. Sou do interior, onde é mais difícil ter acesso a todo esse conhecimento apresentado aqui hoje“, avaliou.

Mutirões

De acordo com uma das enfermeiras da UBS, Alana Mirela Tupina, na terça-feira (25) a equipe esteve na comunidade de Brejo da Brasida realizando 40 exames preventivos, e ontem mais 80 foram realizados. “Desde maio estamos realizando os mutirões nas comunidades do interior. De maio até outubro já passamos pelas comunidades de Retiro de Cima, Andorinha, Itapera, Volta da Serra, Cajuí, Ponta D’água, Brejo da Brasida, entre outras. Em novembro estamos programando para levarmos o atendimento para Retiro de Baixo e o Junco“, destacou.

Além de toda programação voltada à saúde e educativa, a ação na UBS Maria Rocha contou também com uma café da manhã e distribuição de lanches e mimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.