Campanha Julho Amarelo: Secretaria de Saúde de Juazeiro realizará ações para alertar população para prevenção das hepatites virais

0
(Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA), através dos Centros de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) e de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizará nesta quarta (18) e quinta-feira (19) uma capacitação com os profissionais de saúde bucal. O evento é voltado inicialmente para o público dessa área e tem como finalidade orientar quanto aos cuidados e a maneira de como diagnosticar e encaminhar para o tratamento.

Os primeiros eventos da secretaria voltados ao ‘Julho Amarelo’ acontecerão no auditório do Centro de Saúde III, localizado no Bairro Angary, no período da manhã. No dia 26 de julho a equipe do CIDHA irá realizar na Praça 15 de Julho (ao lado do Paço Municipal) o dia ‘D’ de ações com testes rápidos e distribuição de preservativos. Além disso uma equipe estará conversando com o público presente sobre as prevenções e cuidados para não contrair uma hepatite e outras doenças virais.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão realizando testes. O exame é rápido e o resultado é imediato. “Se diagnosticado algum caso, este inicia imediatamente o tratamento, que é gratuito. Quanto mais precoce obtivermos os resultados, mais eficaz é o tratamento”, explicou a diretora da Atenção Básica, Simone Freire.

Outras orientações

A Sesau orienta ainda aos pacientes que apresentem febre, cansaço, tontura, enjoo e vômito, dores abdominais, pele e olhos amarelados, febres esbranquiçadas e urina escura a procurar a UBS mais próxima de sua residência. “Reforçamos ainda os cuidados como o não compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, pinças ou escovas de dentes, e o uso de camisinha durante a relação sexual”, explicou Tatiane Malta, superintendente de Vigilância em Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome