Foi lançada na última terça-feira (11) a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2010 em Casa Nova, sertão baiano. A meta é imunizar todo o rebanho bovino da região. Pecuaristas de todo o estado da Bahia terão que imunizar seu rebanho contra a doença e declarar a vacinação. De acordo com o coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Carlos Kleber Nascimento, na última etapa da campanha 97,04% do rebanho foi imunizado contra a febre aftosa em todo o Estado.
Este ano será extinta na Bahia, até novembro deste ano, a Zona Tampão, através do compromisso pactuado entre os governos da Bahia, Piauí, Ministério da Agricultura e municípios componentes da Zona Tampão (Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão e Buritirama).
O resultado, para o Estado, é a inserção de 9.238 criadores com um rebanho de aproximadamente 235 mil animais no processo de comercialização, o que torna a pecuária baiana igualitária a nível nacional.