Caminhada marca comemorações da Semana Nacional da Água em Juazeiro

por Carlos Britto // 30 de março de 2009 às 16:30

Em comemoração a semana nacional da água, as Secretarias Municipais de Agricultura, Educação, Cultura e SAAE realizaram na última sexta-feira (27), a caminhada de conscientização para o uso racional da água, percorrendo as principais ruas do centro da cidade.

 Ao som de músicas alusivas à água com textos e chamadas reflexivas sobre o uso correto, dezenas de estudantes participaram do evento que saiu do Shopping Águas Center, passando pelas ruas Coronel Evangelista e Góes Calmon, encerrando na Praça da Bandeira com apresentação de vídeos, palestras e animado show acústico.

Para Jairton Fraga, titular da SEADRUMA, a manifestação foi extremamente positiva.  “São crianças e adolescentes que estão dispostos a ir às ruas e dizer que desejam discutir o problema da água, inclusive, porque serão gestores do amanhã, responsáveis por gerir entre outros, o recurso água. Todos nós temos responsabilidades nesse processo, conscientizar as pessoas para a importância de gerir adequadamente os recursos hídricos para que no futuro, a água não venha a faltar”, explicou.

Em relação à situação em que o município se encontra hoje, o secretário afirmou que “a crise da água não é local, e sim mundial” e destacou que apesar de estarmos às margens do rio São Francisco nós também passamos por problemas e dificuldades.  “Não omitimos essas dificuldades por que são dificuldades decorrentes de uma herança da falta de investimentos. Agora o que compete a nós como gerência do meio ambiente dentro da secretaria, é discutir o recurso hídrico na sua perspectiva da conservação para garantir que as futuras gerações possam utilizar da melhor forma possível, diminuindo os conflitos pelo uso da água”, disse.

Já para Juneide de Souza, professora de uma das escolas presentes, o movimento é importante por que ensina a preservar. “Para a criança essa manifestação é muito significante, porque ela aprende desde pequena a preservar a água e se tornar um adulto melhor, construindo uma sociedade mais justa. Estamos felizes por que não só os alunos estão sendo disciplinados, mas também os seus pais”, informou.

Da: Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *