Os vereadores de Petrolina aproveitaram a ‘cortina de fumaça’ criada pela polêmica acerca da concessão da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao ex-presidente Jair Bolsonaro, na sessão do último dia 3 de abril, para aprovarem duas pautas que poderiam ter rendido um barulho muito maior.
As Leis nº 3.779 e 3.780 (ambas do dia 07 de abril deste ano), criam o Auxílio-Alimentação e o Auxílio-Saúde Parlamentar dos representantes da Casa Plínio Amorim, que elevarão os subsídios dos vereadores R$ 25 mil por mês. É isso mesmo. Os dispositivos foram aprovados em bloco, ou seja: passaram complemente desapercebidos aos olhos da população e da própria imprensa que acompanha as sessões semanais.
Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação da Casa, o atual presidente da Mesa Diretora, vereador Osório Siqueira, justificou que tais proposições foram baseadas em benefícios já concedidos em demais órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas federal, estadual e municipal. Além disso, “se dará por meio de recursos próprios e dentro dos limites orçamentários da Casa Plínio Amorim”.
Confiram a íntegra da nota:
A Câmara Municipal de Petrolina vem a público esclarecer que as Leis nº 3.779 e nº 3.780, que dispõem sobre a implementação do auxílio-alimentação para vereadores e servidores e do auxílio-saúde para vereadores, respectivamente, trata-se de proposições elaboradas tomando como parâmetro benefícios já concedidos em demais órgãos públicos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas Federal, Estadual e Municipal.
Citamos, a título de exemplo, que Casas Legislativas como a Assembleia de Pernambuco, Câmara dos Deputados e Senado Federal já possuem estes benefícios regulamentados. Ressaltamos que as matérias, aprovadas por todos os vereadores, foram propostas visando adequação administrativa e serão regulamentadas por Resolução própria em momento oportuno.
A Câmara informa ainda que o pagamento dos auxílios se dará por meio de recursos próprios e dentro dos limites orçamentários da Casa Plínio Amorim. A concessão dos auxílios não interfere, portanto, nas ações destinadas à população do Município, uma vez que o Poder Legislativo possui autonomia orçamentária e administrativa para legislar e gerir seus recursos, conforme previsto na Constituição Federal, bem como na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara de Petrolina.
Petrolina-PE, 08 de abril de 2025.
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina
Osório Ferreira Siqueira/Presidente



2 Santos que entraram com a proposta de mudanças ficaram caladinho,o Wanderley e o Gabriel ,na realidade Gabriel já mostrou para que veio,foi logo para para o lado de Simão, menino besta,vai confiar no ser humano, entrou na política primeiro meu bolso o resto se f….o..d…a.
Eu falei sobre esse aumento por debaixo dos panos na semana passada,aí só tem menino besta, nos microfones dão uma de santo e por trás o diabo falando no ouvido deles,deixa de ser besta botar para lascar no teus eleitores retardados.
Arrrumar um jeitinho pra aumenar o salario, e apresentar uma justificativa moral!
Que vergonha!
Esse é o país chamado Brasil.
Mas rapaz. Ainda tem justificativa. Só podem estar gozando da cara do povo. Tem outra explicação não. Auxílio alimentação? kk. Faz me rir. Auxílio saúde? E a saúde de Petrolina não é de primeira. Vão ser atendidos por lá. Cambada de oportunistas. Dar nojo.
Essa é a realidade do Brasil, enquanto os mais necessitados morrem nas filas de hospitais, seus governantes que já ganham mais do que realmente merecem, a julgar pelos seus feitos em prol da população,eles não satisfeitos ainda criam leis que os beneficiam.Os papéis se inverteram não foram postos nos cargos para criarem leis em prol do povo, os quais realmente precisam de auxílio saúde, alimentação por não receber uma remuneração adequada….
Quem votou em que dá título de honraria a ex presidente nazi golpista que aguentem . E não reclamem depois . Ficam reclamando aqui e nas épocas das eleições vão se fantasiar de meretrizes para passear em carreatas, passeatas, motociatas , encher tanques de gasolina..
Votem com responsabilidade para não reclamarem depois
Sem fanatismo, com racionalidade