Câmara Federal dá prazo de 30 dias para Bolsonaro apresentar exames para novo coronavírus

por Carlos Britto // 15 de abril de 2020 às 19:27

Foto: Sergio Lima/Jc Imagem arquivo

A Mesa Diretora da Câmara Federal deu prazo de 30 dias para que o presidente Jair Bolsonaro apresente à Casa resultado dos seus exames para novo coronavírus (Covid-19). O requerimento de informações havia sido apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). O Palácio do Planalto ainda não comentou a decisão da Câmara.

Bolsonaro fez os exames para detectar o novo coronavírus em 12 e 17 de março, após voltar de missão oficial nos Estados Unidos. Nas duas ocasiões, o presidente informou, via redes sociais, que os testes deram negativo para a doença, mas não exibiu cópia do resultado. Questionado pelo Estado, disse que a lei garante o sigilo das informações.

O requerimento para que informe a Câmara sobre os resultados foi encaminhado ao ministro Jorge Antônio de Oliveira Francisco, chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Caso não responda ou omita informações, tanto o ministro como o presidente poderão incorrer em crime de responsabilidade. Isso porque a lei obriga autoridades do Executivo a prestarem informações solicitadas pela Câmara ou Senado.

Na semana passada, a Presidência da República classificou a documentação dos exames de Bolsonaro como “sigilosos”, se negando a divulgar os resultados por meio de pedidos de informações feitos via Lei de Acesso à Informação.

Por ser presidente da República, e principalmente por ter nos últimos dias mantido contatos frequentes com aglomerações populares, Bolsonaro precisa informar à população brasileira se tem ou não o novo coronavírus”, afirma o deputado Rogério Correia, que completou: “Essa informação não é de cunho pessoal, mas deve ser de domínio público, pela importância do cargo”.

Augusto Heleno

Ao menos 24 pessoas que acompanharam Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos foram diagnosticadas posteriormente com a doença. Entre eles, auxiliares próximos, como o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

No fim do mês passado, o presidente disse que poderia fazer um novo teste para saber se contraiu o vírus. “Fiz dois testes, talvez faça mais um até, talvez, porque sou uma pessoa que tem contato com muita gente. Recebo orientação médica”, disse ele ao deixar o Palácio da Alvorada no dia 20 de março. O presidente tem contrariado recomendações do Ministério da Saúde com alguma frequência. No sábado, ao participar da inauguração de um hospital de campanha em Águas Lindas, em Goiás, foi ao encontro de apoiadores que se aglomeravam próximo ao local. (Fonte: Estadão)

Câmara Federal dá prazo de 30 dias para Bolsonaro apresentar exames para novo coronavírus

  1. Sempre Atento disse:

    Esse cara do pt deveria pedir explicação de Lula onde ele enfiou o dinheiro da nação, bando de demagogos desgraçados.

  2. Renan disse:

    Duas coisas: 1° que coronavírus não é a mesma coisa que covid-19 como esse blog e grande parte da imprensa fala, coronavírus é apenas o vírus, covid é a doença. Nem todos que são infectados pelo vírus desenvolvem a doença, mas quem desenvolve a doença obrigatoriamente foi infectado pelo vírus. Simples.

    2° que os PALHAÇOS do pt deviam procurar o que fazer.

    1. Francisco Sousa disse:

      O presidente se auto proclama o dono da verdade, e portador da virtude, aquela velha máxima que diz “quem não deve não teme” não se aplica ao chefe do executivo, é simples, grátis, e indolor, fazer o teste ao vivo, e acabar com todo tipo de especulação, enfiando o resultado goela abaixo do inimigos políticos. Mas o gado que o segue prefere ignorar a realidade, e atribuir a falta de clareza do presidente a oposição, lembrem-se, povo Nelore, quem não deve, não teme.

    2. Leitora disse:

      Ja descobriram onde Queiroz foi passar quarentena?KKKK

  3. Paulo disse:

    Agora o Brasil precisa do lula so para devolver o dinheiro que robou.

  4. José Ricardo Pereira disse:

    essa câmara gastadora de dinheio público não tem o que fazer não

  5. Ronaldo Moraes disse:

    Bolsonaro é um irresponsável, desrespeita a ciência, não tem coragem de mostrar o resultado do seu exame, compromete o comércio do Brasil com a China e ainda leva fora de Trump.

    Leiam: Brasil aumenta 30% a exportação de carne para a China em março quando comparado ao mesmo período do ano passado.

  6. Fábio disse:

    Não pega nada nesse satanás.

  7. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Esses Deputados do DEM,PMDB,PSDB,PT,PSB,PSOL, etc.etc.querem de todo jeito derrubarem o Presidente que o Povo Elegeu, só que o Povo quer todos esses na cadeia pelo que já roubaram dessa Nação, são verdadeiros farsantes, sim, o Povo quer que todos aqueles que tenham inquéritos e processos em andamento sejam julgados e presos, só que nunca vão ser julgados, e o Povo já sabe muito bem porque, então só tem uma solução e Povo também sabe qual é. Chega de tanta palhaçada. Se a justiça julgasse e pegasse de volta o que os políticos que tem processos em andamento roubaram, daria para vencer essa crise da Pandemia sem muitos problemas, que aliás, o maior problema são os políticos desonestos, que com certeza estão querendo é tirar proveito da Pandemia. Vi em um blog desses aí, que o Mandeta está sendo investigado lá na terra dele juntamente com o Prefeito de lá. Também em uma cidade do Pará há indícios de desvios de dinheiro da saúde. Ele também firmou contrato com a Imprensa até 2021 no valor de mais de R$1,0 bilhão para propaganda do Ministério da Saúde, isso eu ví em um blog, por isso é o queridinho da Imprensa, mas é na verdade um sabotador do Governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários