Câmara de vereadores: Vaga do vereador Júnior Gás pode ir para Lucinha Mota. Entenda o caso

14
Foto/Arquivo Blog do Carlos Britto

Começou a circular nas redes sociais nessa quarta-feira (20) em Petrolina (PE) um documento que pede a suspensão do diploma do vereador eleito, Junior do Gás (Avante), por fraude eleitoral. A informação que caiu na boca do povo é que caso a suspensão seja concedida pela Justiça, quem entra na vaga de Júnior é a ex-candidata do Psol, Lucinha Mota, que recebeu quase 3 mil votos em novembro de 2020.

De acordo com a liderança do partido, o Ministério Público de Pernambuco deu parecer favorável ao processo, que já investiga o parlamentar por supostamente ter utilizado de candidaturas falsas, com o único objetivo de compor a cota mínima de 30% de mulheres candidatas no partido. Além deste caso, o MPPE também investiga outros 10 municípios que possam ter usado a mesma estratégia com candidaturas femininas.

O processo que parecia ser novo, já tramita desde 2020. Em contato com Júnior do Gás, ele disse que não sabia de nada que estava acontecendo, o que é no mínimo estranho, uma vez que integrantes do Psol de Petrolina afirmaram que ele foi notificado ainda no final do ano passado. O presidente do Avante, Flávio Goulart, declarou que as acusações não tem nenhum fundamento. Lucinha Mota por sua vez, disse que só vai se pronunciar quando houver uma decisão final da Justiça, que será dada pelo juiz Marcos Bacelar.

O fato de Lucinha do Psol ter a possibilidade de entrar em uma vaga de um vereador do Avante, intrigou muita gente, já que são partidos distintos. A explicação dada pelos advogados é a de que, saindo o vereador do Avante, condenado por fraude no processo, entra a próxima candidata mais votada na cidade.

14 COMENTÁRIOS

    • Tapetao entrou ele, quem nem teve votos suficiente e entrou comprando votos e enchendo o partido de candidatos laranjas pra atingir o coeficiente. Ao contrartio de Lucinha que nao comprou 1 voto se quer, e o partido nao atingiu o coeficiente porque ela nao colocou laranjas no partido dela igual ele fez. Crime eleitoral e coisa seria.

    • Ja aconteceu algumas vezes no Brasil. Se o partido cometeu crime eleitoral a justica deve cassar toda a chapa. entra um outro que nao cometeu crime. a justica determina quem entra no lugar. aguardaremos

  1. Não é bem assim que é feita a conta.
    Se os votos do vereador for considerado nulo, deverá haver uma redistribuição do coeficiente eleitoral, neste caso a vaga irá para o partido que fique com a vaga ou com a maior sobra.

  2. Ela não vai ingressar “no tapetão”, como mencionaram aqui. Lucinha ficou entre os candidatos mais bem votados em 2020. Não está na Câmara de Petrolina, somente por causa do quoeficiente eleitoral.

  3. Isso é Brasil…Tenho certeza que se fosse outro vereador de nome, nunca iriam fazer essa manobra, justiça ou injustiça no Brasil o povo elegeu, então temos que cumprir, agora querer vencer no tapetão, isso é uma VERGONHA.

    • Nao e no tapetao. e constatando um crime eleitoral serio, com muitas provas. Qualquer candidato que comete crime eleitoral e deixa provas a justica derruba mesmo. Veja o que aconteceu com Domingos de Cristalia, o coitado lutou muito na justica pra permanecer em sua cadeira mas nao conseguiu. A justica tarda mais nao falha. Desejo o melhor pra os dois lados. Mas Lucinha Mota mais cedo ou mais tarde deve entrar permanentemente.

  4. Esse sistema eleitoral brasileiro é simplesmente ridículo, só favorece a compra de apoio político em troca de cargos. Gente com menos voto que ela conseguiu vaga na câmara, por causa do maldito coeficiente partidário.

    Outra putaria que tem que acabar é a saída de parlamentares eleitos para ocupar funções no executivo, saiu perde a vaga, e quem deverá ocupar é o próximo candidato mais bem votado nas urnas, nada de suplência.

    Está na hora do povo parar de viver em função de cachaça, fofoca em rede social e putaria, acordar para a realidade em que vive, e exigir mudanças, se não quiser passar o resto da vida no esgoto, na pobreza, e na violência.

  5. Lucinha Mota vai conseguir com as gracas de Deus, pois a vida ja lhe tirou tanto, esse cargo e mais que justo pois ela teve quase 3 mil votos e esse vereador ai 1 mil… nem se compara. Sem contar que ela e uma professora guerreira muito capacitada para ocupar essa cadeira. Deus esta contigo Lucinha, forca!

  6. Esse vereador ai mal entrou, infelizmente nao deu tempo nem de mostrar o seu trabalho e ja vai sair. Vai ser outro caso como o de Domingos de Cristalia em Petrolina. Ele foi muito amador. a justica nao e cega.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome