Câmara de Vereadores na contramão da comunidade

por Carlos Britto // 04 de março de 2009 às 16:38

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Petrolina já tem seu primeiro projeto. Quer mudar a estrutura funcional e reajustar os vencimentos e vantagens dos cargos comissionados e de carreira da câmara. Traduzindo: Quer conceder aumento e criar mais vagas para novas contratações.

Quero deixar claro primeiro que sou a favor sempre de aumento de vagas para o trabalhador e também de mais oportunidades. Serão mais 44 contratados (hoje além de nove por vereador tem mais uns 30 à disposição da mesa) para ficarem à disposição dos novos vereadores. O aumento salarial seria de 12% para comissionados e funcionários de carreira.

Como disse, defendo o aumento e as oportunidades, mas condeno a prática oportunista. Não acho que o primeiro ato da mesa, sem passar pelas comissões e em regime de “urgência urgentíssima?” seja legítimo. A câmara anda sem isso então não tem urgência.

Está claro que o repasse está sobrando e não se pensa em devolver nada ao executivo como fez Paulo Afonso no final do mandato ano passado ou Alvinho Patriota em Salgueiro, num gesto que virou noticia em todo o estado.

E pra comunidade como um todo? Por que não tem um projeto primeiro?

Melhor que se arvorar em atender cabos eleitorais ou políticas clientelistas é entender o recado da renovação e fazer diferente. E transparente.

Câmara de Vereadores na contramão da comunidade

  1. ATENTO disse:

    Quando a Canara de Deputados votou a chamada pec dos vereadores reduzindo o repasse (duodécimo) sabia o que estava fazendo e o senado n ão acompanhou. Agora vem a orgia com o dinheiro público. Renovar para fazer diferente foi o recado dado pelos eleitores. Os eleitos entenderam errado o fazer diferente. Cuidado, Srs. edis… essa história de dizer que o povo tem mente curta, pode-lhes custar caro…

  2. Pascal disse:

    Isso é imoral, estúpido, grotesco,oportunismo barato,….Nojento, um ato nojento !!!!! SENHORES VEREADORES: QUANDO VCS VÃO APRENDER QUE O POVO APANHA …E UM DIA SE REVOLTA E RENOVA TUDO!!! ESPEREM 2012 !!!!

  3. Marcos Antonio Brasil disse:

    Inconcebível o que pretendido pela Mesa da Câmara. Não existe justificativa para o solicitado aumento de número de servidores. Pelo que pude observar acho que a Câmara de Vereadores de Petrolina tem mais cargos comissionados do que a própria Prefeitura de Petrolina. Acho que número de cargos existentes já é por demais suficiente para atender aos sernhores vereadores. Soube e não sei se é verdade que a Câmara recebe mensalmente mais de R$800.000,00 (oitocentos mil reais) de repasse de duodécimo da Prefeitura. Acho que a Mesa Diretora está buscando meios de torrar o nosso dinheiro, já que isto é fruto de impostos arrecadados pela Prefeitura. Vamos fazer uma corrente em nossa cidade para pressionar a Câmara para devolver para a Prefeitura os valores que são repassados a mais e sem necessidade. Parabéns a Carlos Brito pela matéria.

  4. O Doido de Pedra disse:

    Esta é a farra do duodécimo. No Brasil esta é uma conduta trivial em todas as esferas da administração pública. O povo na sua incompetencia vai aceitando caso a caso. Tudo isto é simplesmente para facilitar a vida e viabilizar os projetos pessoais de quem está no poder. Por que não agem honestamente devolvendo o recurso para o executivo aplicar onde a população tem mais carência? Ah, já sei, é porque o executivo é de outro partido ou porque sua aplicação seria também feita na promoção política de quem está á frente do executivo.
    É, neste caso vamos derreter este dinheiro em benefício do famoso NÓS. è exatamente assim que acontece ou eu sou realmente O Doido de Pedra

  5. Barbosa disse:

    Prezado carlos brito,a mesa diretora não fala,não escreve,não reivindica,não vota,portanto,dê nome aos bois.A mesa diretora é composta por quem?Quem tá apresentando esta nojeira?quem tá apoiando? quem tá contra?

  6. Opara disse:

    Tem gente se atropelando dentro da Câmara de Vereadores… dizem que o ócio é a mãe do progresso… então a câmara deveria ser bem progressiva.. o que não é.

  7. Marcos Antonio Brasil disse:

    Pelo que sei, quando a Mesa é autora do Projeto de Lei, tem a concordância de todos os seus membros. São componentes da Mesa:
    Osório Siqueira – Presidente
    Ibamar Fernandes – Vice Presidente
    Alvorlande – Secretário
    Dede da Simpatia -2 Vice Presidente
    Ozinaldo – 2 Secretário

    Soube agora há pouco, depois que postada a matéria, que a maioria do Vereadores são a favor da aprovação do Projeto de Lei.
    Soube também que somente duas Vereadoras são contra o mesmo: Marcia Cavalcante e Jussara.
    O Blog poderia acompanhar e checar esta informação, dizendo a todos os petrolinenses, quais os vereadores que irão votar a favor e os que irão votar contra.

  8. Janio Silva disse:

    Não podemos criticar apenas por criticar, seria importante e coerente, para que não coloquemos a carruachem à frente dos bois, investigar primeiro a nescessidade da Câmara, entrevistar o presidente do poder, verificar In Loco a necessidade de novas contratações. Digo isso por que a geração de empregos, seja para benefiar quem for, é sempre bem vinda, se novos pessoas terão a oportunidade de trabalhar dignamente netão porque criticar? pelo o que sei os funcionários da Cãmara estão há 3 anos sem aumento salarial, nós trabalhadores também não gostamos e cobramos aumento? eles não são diferentes precisam repor as perdas salarias para sutentar suas famílias!

  9. Povo lezim disse:

    Ah…aumento todo mundo quer, mas alguns vereadores diz que não, credito não!Eles vão receber também, inclusive os acessor e se não me engano o Sr. Marcos Antonio Brasil, não é acessor de Márcia Cavalcante? Que defesa bonita…o povo tá pagando!!!!!!!!!

  10. suzzana lima disse:

    Carlos Britto,
    o povo tá te ensinando a apurar matéria! kkkkkkkkk! pensei que o jornalista fosse você!!!

  11. Tabareo disse:

    É só o começo.
    O povo é sempre traído pelos politicos que estão fazendo de seus mandatos comferidos pelo voto popular uma moéda de negocios com dinheiro publico, o dinheiro mais sagrado do mundo.
    Acorda povão!!!!

  12. Ramos disse:

    Nao entendo tanta gente metendo o pau, na minha opniao se a camara esta precisando de mais funcionarios, sera bom para alguns diretamente e para outros indiretamente, pois a populaçao sera beneficiada com uma atendimento melhor.

  13. Carlos Andre disse:

    Boa Noite,

    Projeto bastante polemico esse mas que deve ser analizado por duas oticas, para podermos separar o joio do trigo e não cometer nenhum tipo de injustiça levado pelo emoção e não pela razão:

    1 ) Separ aumento aumento dos funcionarios da casa da criação de novos cargos.

    2) Acredito ser justo o reajuste dos servidores da casa haja visto a muito tempo o mesmo não ter acontecido, e é uma reividicação valida de qualquer categoria.

    3) Aproveitar a proposta de reajuste dos servidore da casa para colocar no projeto o numero de cargos contratados é no minímo imoral e iresponsavel.

    4) Se a necessidade de nova contratações para servidores da casa que se faça pela via transparente e legal ” CONCURSO PUBLICO”

    5) E por ultimo acredito que os servidores serão prejudicados com junçao de dois projetos com interesses tão conflitantes. O minimo que poderia fazer era enviar dopis projetos em separado para não prejudicar os servidores da casa.

    Um forte Abraço.

  14. VERDE DE AUMENTO disse:

    Britto, para ter uma câmara atuante é necessário dar as condições ao legistativo. Antes de critícar o legislativo procure saber quantos cargos Dr. Julio está criando em seu projeto de reforma ADM que ja´está tramitando na casa Plínio Amorim………………………………..

  15. MASTIGADO disse:

    Será que os vereadores vão ficar impedido de ter acesso aos orgãos públicos municipais. Já que os mesmo são representantes lelítimos da comunidade petrolinense.

  16. O Doido de Pedra disse:

    O reajuste salarial é perfeitamente normal, agora está aumentando um quadro que sabemos já é excessivo? paciencia amigo, vamos ser cuidadosos com o erário público. Câmara de vereadores tem que dá o bom exemplo de racionalização dos custos. Não vamos agora querer tapar o sol com a peneira. Por estas e por outras que eu fico Doido de Pedra.

  17. Marcos Antonio Brasil disse:

    a quem interessar possa não sou assessor de ninguém, trabalho na iniciativa privada e não tenho nenhum parente que seja servidor da câmara ou que vai ser nomeado após a aprovação do projeto. Sou também totalmente favorável que haja aumento para os servidores de uma maneira geral, como ocorre para qualquer categoria e por assim ser, sou favorável que tenha aumento também para os atuais servidores da Câmara. Não defendo nenhum vereador, mas tenho o direito de crítica, principalmente quanto aos assuntos que acho sejam imorais. Sou contra a criação de novos cargos. Existiriam muitas maneiras de se gastar este dinheiro, que vem da Prefeitura, com pessoas carentes, nos hospitais, com obras ou serviços que atendam à população de Petrolina. Acho que já existem muitos cargos na Câmara. Não vejo necessidade da criação de mais algumas dezenas. Tenho o direito de defender o imposto que pago a todo momento. Neste caso acho que os recursos estão sendo empregados de maneira totalmente equivocada. Porque não enviar este dinheiro, via Prefeitura, por exemplo, para melhorar as condições de antendimento da Casa que ela mantém em Recife, para abrigar as pessoas com problemas de saude que vão para a Capital em busca de soluções para as suas enfermidades. Soube que a coisa lá tá em situação caótica. Pelos comentários que ouvi, o Projeto de Lei vai ser aprovado por ampla maioria dos que compõem a Câmar No máximo, segundo entendidos, somente 3(tres) poderão votar contra. Sou solidário com a opinião do CArlos André, de que o Projeto poderia ser dividido em dois. Um para o aumento do valor dos salários dos atuais servidores, e outro para o aumento do quantitativo do número de cargos. Entretanto quero deixar desde já registrado o meu protesto, pois assim como Carlos Brito, acho que com esta iniciativa, os Vereadores estão começando os trabalhos de forma errada. É a minha sincera opinião.

  18. Afraniense disse:

    Em Afrânio os vereadores não fazem nada, o atual prefeito não sabe de nada. o vice nem aparece na cidade e os secretários fingem que trabalham. Salário do prefeito: 12000, do vice-prefeito: 6000 secretários: 5000, tá bom demais aqui. uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  19. Petrolina2010 disse:

    Por que não fazer concurso público? Será por que esses cargos serão preenchidos por pessoas ligadas aos vereadores como parentes ou amigos? Está na hora de cobrarmos nossos direitos como cidadãos de bem, pagamos nossos impostos, temos o direito de podermos participar do processo de escolha, afinal, quem paga o salário do vereador senão o povo! Sou contra a criação desses novos cargos, existem muitos funcionários ociosos na câmara, seria melhor capacitá-los e conceder um aumento nos seus vencimentos, seria uma injeção de ânimo para esses funcionários.

  20. JOSÉ DA SILVA FILHO disse:

    jUSTIFICAR O VOTO EM FAVOR DA APROVAÇÃO DO PROJETO QUE AUMENTA O NÚMERO DE CARGOS, COM A DESCULPA DE QUE VAI GERAR EMPREGOS É UMA GRANDE DEMAGOGIA, GERAR EMPREGOS PARA QUEM? PARA SEUS APADRINHADOS?
    PARA O BOLSO DE QUEM VAI PARTE DOS SALÁRIOS DESTES NOVOS CARGOS COMISSIONADOS?

  21. tabareo disse:

    NOVA CAMARA DE VEREADORES
    NOVA PREFEITURA DE PETROLINA

  22. Francisco disse:

    Renovar é preciso. Vereador não serve para nada mesmo. Vereador somente atrapalha.

  23. nildo disse:

    A mesa diretora da câmara está agindo certo, qual é o patrão que não quer ver seu funcionário satisfeito, produzindo bem, e depois funcionário da câmara também é gente, trabalha, come, veste, tem filho para educar, não entendo por que tanto questionamento. São três anos sem aumento, os salários se defasam a cada ano, os outros funcionários da indústria do comércio tem seu reajuste todo ano, por que os funcionários da câmara não podem ter? Um reajuste de 12% em três anos significa 4% em cada ano, é um terço do reajuste dado ao salário mínimo. Caros blogueiros não sejam tão cruéis!!! Se a câmara desse o mesmo aumento do salário mínimo seria + ou – 30%, por tanto a mesa diretora esta certíssima os funcionários da câmara também merecem consideração afinal são profissionais, lá tem Advogados, Administradores, jornalistas, lideres comunitários e outros profissionais. Se não houver pessoas competentes na câmara, como os projetos dos vereadores iriam se transformar em leis para beneficiar o povo, são os assessores na maioria das vezes que trazem as indicações, que sugerem e fazem os projetos, essa categoria trabalha, isso pode ser verificado nas seções da câmara, a quantidade de indicações, projetos, requerimentos, é a prova que os assessores estão cuidando dos interesses do povo. Todos os bairros são visitados, na câmara existem indicações de todos os bairros, são os vereadores que fazem pressão no executivo, mas são os assessores que estão constantemente apresentando essa indicações, cobrando do vereador. portanto revejam suas criticas, muitas delas apresentadas sobre esta questão, revelam o desconhecimento da causa e a falta do senso de justiça.

  24. UMBERTO ALVES disse:

    Os vereadores que apoiam esse absurdo, já assumiram seus mandatos contaminados pela vaidade, prepotência e egoismo. Estão mostrando para que vieram. Lamentável !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Suzzana Lima disse:

    Caro Francisco,
    Se Vereador só atrapalha é sinal que o senhor deve preferir uma ditadura, e,se prefere isso é sinal que não saiba o que ela significa. Caro Carlos Britto,
    você já deve ter percebido que câmara de vereadorores é assunto de muita audiência kkkkkkkkkkkk. Pois bem, pode deitar e rolar, vc tem 3 anos e 9 meses de visitas garantidas.

  26. FUNARE DO PINTO disse:

    ATENÇÃO;

    O aumento dado e autorizado pela Camara de Vereadores para os cargos comissionados de Dr. Julio Lossio foi apenas de R$ 68,00
    isso sim, é uma vergonha.

  27. FUNARE DO PINTO disse:

    OLHE A BEIJA FLOR AI GENNNNNNNNNNNNNNNNNNNTE.

  28. Indignado disse:

    O interssante é que para os demais servidores, os vereadores não estão dando a minima importancia, pois o executivo só que dar o repasse do minimo, e talvez 5,5% nas gratificações. Que pena que nossos vereadores têm dois pesos e duas medidas.

  29. bento gonçalves disse:

    Parabens pra o Marco Antonio Brasil, fez o que o blogueiro ESQUECEU-SE de fazer: dar nomes aos bois. Marco tem tino de reporter, rssss

  30. SABE O QUE VC6 DEVEM FAZER E ALMENTAR O NUMERO DE VEREADORES EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL AI E O SERTO
    TA OK PESSE NISSO O DIA DE VC6 ESTAO CHEGANDO ABRAÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *