Câmara de Vereadores de Juazeiro completa 179 anos nesta terça-feira

0

Fachada C+ómara Munciipal de JuazeiroA Câmara de Vereadores de Juazeiro completará amanhã (11) 179 anos de fundação. Constituída originalmente por sete vereadores, seu primeiro presidente foi Francisco de Paula Pinto, que, em 1834 também exercia o cargo de intendente (correspondente a prefeito).

Quarenta anos depois, em 1878, quando Juazeiro é elevada à categoria de cidade, o número de vereadores aumentou para nove, funcionando até 1889, ano da Proclamação da República. Na época, houve a dissolução das câmaras e a nomeação de uma Intendência e um conselho municipal.

Em 1930, a revolução na qual destituiu o presidente Washington Luiz restabeleceu as câmaras e, de acordo com os registros existentes, a de Juazeiro voltou a ser instalada em 1935, tendo como presidente João Batista Costa Pinto. Em 1937, foi novamente fechada com o golpe do Estado Novo. A partir daí, só há registro de seu funcionamento a partir de 1948, com o restabelecimento da democracia.

A primeira lei, de número 001/1948, autoriza a abertura de crédito especial no valor de cinquenta mil cruzeiros para cobrir despesas referentes à sua instalação nas dependências do edifício onde hoje está instalado o Paço Municipal. João Batista Costa Pinto volta a ocupar a presidência na sua reabertura.

Hoje, funcionando em prédio próprio, a Casa Aprígio Duarte Filho conta com 21 vereadores e duas sessões por semana, às terças e quartas-feiras, a partir das 15h. As informações e foto são da assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome