Cadastramento biométrico: Números superam meta em Petrolina, mas filas são grandes no último dia

2

filas biometria petrolina

Faltam poucas horas para os eleitores realizarem o recadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), mas em Petrolina o chefe da 145ª zona eleitoral, Edvanilson Araújo, já comemora os números. Apesar das reclamações de quem deixou a obrigação para última hora, o cartório eleitoral na cidade superou a expectativa inicial – que era de 80% – e conseguiu cadastrar, segundo o chefe, mais de 90% do eleitorado petrolinense, o que representa cerca de 180 mil pessoas.

Isso nos deixou muito felizes, inclusive porque estava acima da nossa expectativa, que era atender cerca de 80% dos eleitores de Petrolina, então nos deixa tranquilos porque nosso trabalho foi bem desenvolvido”explicou.

Ainda de acordo com Edvanilson, a abstenção na cidade também foi abaixo da média. “Em Petrolina teve abstenção bem abaixo do índice histórico neste procedimento, que é de 20%. Aqui tivemos apenas um índice de 10%, o que corresponde a cerca de 20 mil pessoas que não fizeram o recadastramento biométrico”, frisou.

Retardatários 

Ainda de acordo com o chefe da 145ª zona eleitoral, muitas pessoas têm comparecido aos dois postos de recadastramento na cidade para tentar a sorte, mas segundo ele, não há mais chance para quem não fez o agendamento.

A movimentação é intensa, e algumas pessoas estão vindo à justiça para tentar a sorte, porém aqui em Petrolina não é possível fazer o encaixe pela grande quantidade de agendados que nós temos. Infelizmente quem deixou para a última hora e não for prioridade vai ficar sem atendimento”, justificou, em entrevista à Rádio Jornala.

As pessoas que não fizeram a biometria até hoje (4) vão ter seus títulos cancelados e não poderão votar neste ano, mas a partir de novembro poderão regularizar sua situação perante à justiça eleitoral pagando uma multa de R$ 3,50.

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o correto é suspenso, e não cancelado. A Justiça Eleitoral deveria criar uma estrutura para atender todos que comparecessem nos últimos dias do prazo, como era praxe antigamente. O TRE tem que fazer essa mea culpa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

cinco × 1 =