Buggy do futuro será fabricado em Araripina e terá tração 4×4

por Carlos Britto // 28 de março de 2022 às 09:02

Por Jorge Moraes *

O Grupo NBR (Novo Brasil) anunciou o lançamento da pedra fundamental de uma nova montadora de automóveis com plataforma modular, a primeira que vai contemplar carros compactos e buggies em série no Brasil. A planta será construída em Araripina, no Sertão pernambucano.

O espaço possui uma área de 29 hectares e contará com 30 mil m² de área construída. As obras estão previstas para começarem ainda este semestre e devem se estender durante 18 meses, quando os primeiros veiculos vão sair da linha de produção. Dentre as facilidades do local está a instalação de uma usina solar fotovoltaica e de uma pista de testes, totalizando R$ 260 milhões em investimentos iniciais.

De acordo com a empresa, serão gerados 240 empregos diretos na fase de construção. Já na operação, a perspectiva é de 450 empregados diretos e, estima-se, mais de 3.000 indiretos.

Em Araripina, a promessa é de montar, inicialmente, dois modelos bases em única plataforma. O primeiro carro a ser lançado pela fabricante será compacto fechado para até cinco pessoas com porta-malas. A estrutura permitirá que ele seja convertido em um buggy aberto, diz Marco Riso, diretor de engenharia e qualidade do Grupo NBR.

Estilo retrô e tração 4×4 – Nas projeções que você confere nesta reportagem, o futuro veículo terá design contemporâneo e toques retrô, com pontos chapados e arredondados na respectiva carroceria.

A parte mecânica contará com as opções de motor 1.0, 1.0 turbo e 1.5, sempre flex e com tração 4×2 ou 4×4. Estarão disponíveis, ainda, sistema de suspensão independente nas quatro rodas, direção hidráulica e iluminação em LED.

“No primeiro momento, o motor será bicombustível e contará com a possibilidade de conversão para GNV de fábrica. O propulsor terá foco na maior durabilidade”, informa Evandro Lira, presidente da NBR.

Além do design diferenciado, os carros também serão competitivos pelo preço. O valor de partida é estimado em R$ 66 mil no dinheiro de hoje,o que corresponde aproximadamente ao valor cobrado pela versão mais completa do Renault Kwid – um dos carros mais baratos do Brasil.

*Colunista do UOL

Buggy do futuro será fabricado em Araripina e terá tração 4×4

  1. Marco Sampaio Vera Cruz Campos disse:

    Só não entendo como uma empresa dessa natureza irá se instalar longe de tudo e de todos,não tem m de obra qualificada falta linhas aéreas, utilizando apenas como justificativa que está a 300 km de outros estados,isso no mínimo é estranho cadê as outras empresas que fornecem equipamentos para uma montadora, totalmente longe de tudo principalmente fornecedores e consumidores, muito estranho mesmo essa logística.

  2. Cícero Alves de Souza disse:

    Parabéns nosso município só tem aganha com todos esse projeto mais emprego para nosso sertão Pernambuco

  3. Danilo Nascimento disse:

    Linhas aéreas estão nesse ano já entrando com voos comerciais no aeroporto de Araripina, a empresa tem tudo para dar certo e alavancar o comércio ofertando empregos na região, hoje a região já tem enormes empresas aeólicas e fábrica de gesso que exporta ao Brasil e ao exterior, as BR tudo interligadas, ótima decisão de escolherem esta região, parabéns o nordeste agradece

  4. CORRETOR DUARTE disse:

    Muito bom para o Brasil

  5. Adelmo Sérgio Lage de Almeida disse:

    Araripina fica numa tríplice fronteira(Pernambuco, Ceará, Piauí)e está equidistante das capitais do Nordeste, dista 450km de Teresina, e está a menos de 200km do estado da Bahia! Sendo a região Nordeste, detentora de mais de 50% do litoral brasileiro e sem dúvida um dos mais belos do mundo! Se justifica a indústria no município de Araripina! Que sim, teve seu aeroporto há pouco modernizado, e confirmadas rotas comerciais através da Azul!
    O desconhecimento geográfico, econômico, político social, leva a comentários preconceituosos!
    O interior tem sim capacidade de crescer longe do litoral, longe dos grandes centros, trazendo para o Sertão do Araripe, progresso que se espelha em exemplos bem próximos, como a região do Cariri cearense(segunda região econômica do estado) e Petrolina uma das cinco melhores cidades para se morar e trabalhar do país!
    O brasileiro precisa conhecer e ter mais fé no Brasil!
    A maior parte do PIB deste país se produz no interior, bem como a maior parte dos produtos exportados!

  6. Nielton g.do.n disse:

    Disse tudo,adelmo sergio!

  7. Francisco Breno disse:

    Esse marco sampaio certamente é um analfabetos em geografia!
    Parabéns araripina

  8. Francisco José disse:

    Parabéns Araripina que Deus continue abençoando e que de serto esse sonho disso acontece aqui no sertão.

  9. Francisco José disse:

    Parabéns Araripina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários