Brasil detém recorde negativo de desperdício de água no mundo

por Carlos Britto // 22 de março de 2009 às 17:00

O consumo diário médio de água por pessoa nos grandes centros urbanos brasileiros oscila entre 250 a 400 litros. O volume é mais que o dobro do considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU) fixado em 110 litros/dia.

No dia em comemoração ao dia da água, o recebe o título de país que detém o recorde negativo de desperdício de água por habitante em termos globais. Ele foi detectado na região do Lago Sul, em Brasília, onde o gasto médio diário de água por pessoa atinge mil litros. Enquanto isso, na Namíbia, na África, por exemplo, as pessoas têm menos de um litro de água por dia.

As informações são do engenheiro Paulo Costa, da consultoria paulista H2C, especialista em programas de racionalização do uso de água que já desenvolveu mais mil projetos em empresas, hospitais e condomínios comerciais e residenciais.

Solução para o desperdício- Segundo o especialista, só cinco países no mundo apresentam um nível de consumo de água per capita previsto pela ONU: Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Hungria e Portugal. Ele explicou que os resultados alcançados por esses países são fruto da conjugação de tecnologia com informação, educação ambiental e re-educação da população adulta.

De acordo com o engenheiro, esse também deve ser caminho a ser seguido pelo Brasil para reverter o alto nível de desperdício de água no país. Em relação às crianças, Costa indica a necessidade de que a disciplina de educação ambiental passe a fazer parte da grade curricular das escolas de ensino fundamental.

Brasil detém recorde negativo de desperdício de água no mundo

  1. Conselheiro... disse:

    Diz Jessiê Quirino que conselho e “aquele negócio” só se dar quando pedem. Mas eu vou dar um conselho sem niguém pedir, a esses comentaristas que para eles, este espaço é exclusvo para xingamento, chacota e politicagem. Assim como eu sem precisar procura especial já sei que são pelo menos dois dos xingadores. Os prejudicados, de repentente, podem descobrir também e processá-los. É melhor botar as barbas de molho e comentar decentemente. Ninguem faz isso no rádio, televisão, jornal etc. proque tem que fazer aqui?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *