Boletins de acidentes de trânsito devem ser feitos pelos próprios condutores em Petrolina, mas medida divide opiniões

3

Acidente-1Os acidentes de trânsito – sem vítimas – ocorridos em Petrolina já podem ser registrados eletronicamente sem necessidade da presença de um agente de trânsito. A medida, que foi implementada em todo Estado de Pernambuco há cerca de 30 dias, prevê que os próprios envolvidos no acidente confeccionem os Boletins de Ocorrências (BOs) através do site da Secretaria de Defesa Social (servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/).

Mas a novidade já está gerando polêmica na cidade. Tanto que o vereador Edilsão do Trânsito (PSL) enviou um requerimento ao prefeito Julio Lossio, no qual solicita que o município interceda para que a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) não se negue a confeccionar os BOs.

Para o vereador, a mudança pode complicar, ainda mais, os conflitos no trânsito da cidade. “A EPTTC não está mais fazendo as ocorrências de trânsito. Ela [EPTTC] está mandando as pessoas entrarem no site da SDS para fazer a ocorrência de trânsito via internet, e isso é uma das coisas que eu acho que não dá certo. Se com a presença do agente de trânsito já é difícil a gente ver quem está certo e quem está errado, imagina pelo site?”, questiona.

Ainda segundo Edilsão a mudança vai de encontro à Lei, uma vez que os agentes de trânsito possuiriam fé de ofício para mediar a situação. “Já conversei com alguns agentes de trânsito e eles também não concordam. Eu estou fazendo um requerimento pedindo ao diretor-presidente da EPTTC que oriente seus agentes a irem, sim, fazer as ocorrências, porque o agente tem fé de ofício para fazer sua análise e colocar isso no resumo da ocorrência”, esclareceu Edilsão.

Outro lado

Já o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, esclareceu que a ferramenta eletrônica vem sendo utilizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo Estado de Pernambuco, e isso não traz qualquer prejuízo aos condutores.

Ainda segundo Valgueiro, no caso de acidentes sem vítimas, o BO é apenas um documento que serve para ser apresentado junto às seguradoras. De acordo com ele, a ferramenta eletrônica pode até melhorar o atendimento, uma vez que agora os envolvidos deverão fotografar o local da ocorrência.

Isso não prejudica nada, até porque os agentes de trânsito, quando fazem um boletim, não têm a competência para dizer quem está certo ou errado. Na verdade eles fazem um esboço do local do acidente e encaminham para os órgãos competentes. Com esta ferramenta, fica até melhor porque os envolvidos vão tirar uma foto do local”, finalizou Paulo Valgueiro.

3 COMENTÁRIOS

  1. Pela primeira vez, o Vaqueiro esta correto. Oficial de transito apenas registrava a ocorrência, ele não é juiz pra dizer quem ta certo e quem ta errado, isso cabe ao poder judiciário apenas.
    Agora espero que acabe de uma vez com essa mania de nego arranhar uma roda e ja abandona o carro no meio de qualquer via atrapalhando tudo so pra esperar alguém aparecer pra fazer ocorrência.

    • Bianca, boa colocação a sua. E eu faço a simples pergunta, ja que eles não fazem mais ocorrencias de transito, então so vão fazer blitz e multar o cidadão no centro de petrolina ? Você acha mesmo isso correto ? Ja penso totalmente diferente, em casos de acidentes um Guarda de trânsito além de trazer uma segurança faz com que a pessoa errada tenha um certo receio, sem isso ai sim é que irá virar baderna. Torço para que você não venha a ter um acidente simples e muito menos um pior, porque quando tiver você verá como a pessoa se sente incapaz mesmo estando certo ! Trânsito e acidente de trânsito o errado sempre quer está certo e sempre acontece o pior. Temos sempre que imaginar, se isso está acontecendo com ele pode acontecer comigo tambem. Lembrando que você tem seu ponto de vista e eu o respeito claro. Fica com Deus !

      • Bruno. Hoje muita gente anda com celular que tira fotos. Quando ocorrer um caso como esse, se você estiver certo, fotografe o local do acidente e tente conversar com o motorista do outro carro de cabeça fria. Faça um acerto amigável. Se o outro não tiver cabeça fria e se achar certo, deixe-o falando sozinho e vá fazer a ocorrência. Pode até ser que depois ele esfrie a cabeça. Você só precisa da placa do carro. Espero que a EPTTC use esse tempo disponível para fiscalizar o trânsito que anda uma bagunça, não somente os carros estacionados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome