Boas perspectivas marcam abertura da Fenagri 2014

2

IMG_6578Começou nesta quarta-feira (28), e segue até o próximo sábado (31), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, a Fenagri 2014 que ontem reuniu um público de produtores, importadores de frutas, pesquisadores, estudantes e representantes dos governos estadual, federal e de instituições de difusão de tecnologia e fomento à agricultura.

A feira foi aberta oficialmente após o discurso do prefeito Júlio Lossio que destacou a autenticidade da feira. Ainda durante a abertura, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos destacou a pluralidade da Feira, enfatizando as alternativas desenvolvidas pela agricultura familiar, “que produz 75% dos alimentos consumidos pela população brasileira” e os benefícios do agronegócio regional, “que responde hoje por 95% das exportações nacionais de manga e 99% das exportações de uva de mesa”.

Evidenciando o potencial do maior polo de fruticultura irrigada do Brasil, com a geração de 250 mil empregos diretos e a produção anual de 1,5 milhão de toneladas de frutas e legumes, o superintendente do Sebrae – PE, Roberto Castelo Branco lembrou o trabalho desenvolvido pelo segmento para a conquista, em 2010, da Indicação Geográfica da Uva de Mesa e da Manga do Vale do São Francisco. E bastante satisfeito, anunciou a estimativa da Rodada de Negócios – que acontece neste dia 29 no Quality Hotel, com a movimentação de R$ 16 milhões em encontros entre produtores de frutas da região com 14 grandes compradores nacionais e sete empresas âncoras de países como EUA, Rússia, Canadá, Espanha e Holanda.

Depois, o público pôde conferir nos 180 estandes montados numa área de 12 mil metros quadrados, os arranjos produtivos e as novidades tecnológicas da  cadeia de fruticultura nas áreas de produção, manejo, insumos, equipamentos, comercialização e logística.

A programação promete até o próximo dia 31, uma agenda lotada com a realização de minicursos (aulas teóricas no Centro de Convenções e práticas no IF Sertão PE), o Seminário A Introdução de Culturas de Clima Temperado no Semiárido (quinta-feira (29), no Senai das 8h às 17h30), e encerrando a Feira, uma mesa redonda sobre o algodão (dia 31, no Centro de Convenções, das 8h às 18h). A visitação ao pavilhão de feiras do Centro de Convenções é gratuita, no horário das 18h às 23h. (da Ascom/foto)

2 COMENTÁRIOS

  1. É interessante como esta feira vem perdendo espaço e tamanho, ontem participei da abertura e pude ver o fiasco esta sendo, feira da agricultura que é dirigida por grupos com interesses individualistas e que visam apenas o dinheiro que jorra por traz das cortinas! É lamentável ver um evento que sempre levou o nome do Vale além de nossas fronteiras, sendo sacrificada e a cada ano notamos o que ela vem perdendo. Lamentável.

  2. Detalhe número 2 da abertura, o discurso do prefeito…Pífio, sofrível e sem noção! FALAR QUE É MELHOR CRISE ENERGÉTICA COM O POVO COM AS CASAS CHEIAS DE ELETRO-ELETRÔNICOS QUE FARTURA ENERGÉTICA SEM ELETROS. Prefeito que falta de sabedoria é essa, ou será que não seja excesso de sabedoria, ao ponto de achar que somos burros o suficiente para aceitar uma desta! A OBRIGAÇÃO DE VOCÊS É GARANTIR O MELHOR PARA A POPULAÇÃO. Isto serve para mostrar o nosso valor! Nem seus secretários estavam prestando atenção na falacia. Vergonha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

oito + 20 =