O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou na quinta-feira (13) a iniciativa ‘Tudo na Circularidade – Investindo nas cooperativas de material reciclável’, para apoiar a estruturação de catadores e catadoras no novo mercado de reciclagem, permitindo que as cooperativas aproveitem as oportunidades na Economia Circular, obtendo mais produtividade e maior rendimento.
O projeto conta com R$20 milhões do Fundo Socioambiental do BNDES, que serão usados na contratação de uma entidade gestora. A seleção pública está aberta até 5 de maio. O projeto pode chegar a R$100 milhões, com novas captações.
“Esse lançamento é uma inovação nessa história, é um grande estímulo para que a gente inicie uma nova etapa, somando esforços para engajar as cooperativas na nova rota, que são os espaços abertos pela nova lei de resíduos sólidos”, afirmou a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello. Nessa nova rota, as cooperativas não seriam mais remuneradas apenas pelo peso do material recolhido, “mas também pela atuação na limpeza do planeta, obrigando os que geram lixo a contribuir também para uma nova realidade no Brasil”, explicou a diretora.
Edital
O edital para a seleção do parceiro gestor está aberto até as 18h do dia 5 de maio de 2025, e podem participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos sediadas no Brasil. A seleção será realizada em quatro etapas: eliminatória, classificatória preliminar, apresentação oral das propostas e classificação final, com previsão de conclusão em até 150 dias. Os critérios de seleção incluem qualificação do gestor e equipe, qualidade da proposta e custos.
O selecionado será responsável por preparar um diagnóstico detalhado do território e dos materiais focais, mapear as redes de cooperativas e associações de catadores, e analisar a participação dessas organizações no mercado de créditos de logística reversa. Além disso, caberá ao gestor realizar a análise técnica e cadastral das propostas, secretariar os Comitês de Validação, prestar contas e monitorar os resultados dos projetos apoiados.