O Banco do Nordeste superou a marca de R$ 1 bilhão em crédito contratado por meio do ‘Acredita no Primeiro Passo’, programa do governo federal voltado à inclusão produtiva de empreendedores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O marco foi celebrado em evento realizado na sexta-feira (20), na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande (PB).
Presente na cerimônia, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a missão da pasta em tirar as pessoas da fome e auxiliar na superação da pobreza. “O Banco do Nordeste é o principal parceiro do Brasil dentro do Programa Acredita. O presidente Lula determinou toda uma prioridade para tirar as pessoas da fome, mas também para a superação da pobreza”, frisou.
Lançado no ano passado, o Acredita tem como um de seus parceiros o BNB. O programa oferece crédito orientado, ou seja, com capacitação para os empreendedores, e a juros baixos, por conta de um fundo garantidor criado pelo Governo Federal. “O Acredita comemora seu primeiro bilhão com o BNB, destinado a pessoas que são do Bolsa Família, mas que agora são empresários e podem crescer com o apoio do banco“, completou o titular do MDS.
De acordo com o BNB, os juros para os inscritos no CadÚnico são reduzidos, a partir de 0,82% ao mês. A ação já beneficiou mais de 112 mil clientes do banco, sendo 68% mulheres, em toda a sua área de atuação, que além do Nordeste, inclui parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O valor médio das operações é de R$ 9.190.
“O Acredita no Primeiro Passo é uma iniciativa do governo federal que tem um olhar especial do presidente Lula, justamente por ter como foco garantir acesso ao crédito para quem mais precisa”, destacou Paulo Câmara, presidente da instituição financeira. “Esse resultado mostra que estamos promovendo inclusão produtiva de verdade, apoiando o empreendedor, gerando renda e movimentando a economia das comunidades onde atuamos”, prosseguiu.
Carreta BNB
Durante o evento, também foi anunciada a Carreta BNB – unidade móvel de atendimento -, que funcionará como uma agência itinerante do banco. A carreta circulará nos principais eventos apoiados pela instituição, oferecendo atendimento personalizado em áreas consideradas estratégicas. As informações são da Agência Gov.